Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Falece professor Hamid Alexandre Cecin

Publicado: Segunda, 23 de Abril de 2018, 16h49

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro noticia, com pesar, o falecimento do professor Hamid Alexandre Cecin, 78 anos, na manhã desta segunda-feira, 23. Hamid Alexandre Cecin. Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro no ano de 1966, o médico integrava o quadro docente da Instituição desde 1977. Em novembro de 2016, em sessão pública solene do Conselho Universitário, Hamid recebeu o título de professor emérito, honraria concedida a professores ou pesquisadores aposentados, que tenham se distinguido no ensino, na pesquisa ou na extensão universitária. O velório do professor será realizado nesta terça-feira, 24, a partir das 6h no Auditório Safira, instalado no Prédio da Reitoria da UFTM, na Avenida Frei Paulino nº 30. O sepultamento será às 16h. 

Histórico – Professor Hamid Alexandre Cecin

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro no ano de 1966. Desde 1977, integrava o quadro docente da Instituição. Já atuou como consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e havia registrado no seu currículo a participação como conferencista em diversos eventos científicos, três livros publicados, 27 artigos completos publicados, 37 capítulos de livros.

Membro Titular Emérito da Academia Brasileira de Reumatologia, Hamid contava com vasta experiência na área médica, com ênfase na prática e no ensino da Reumatologia.  
Hamid presidiu durante anos as Comissões de Ensino e de Coluna Vertebral da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Foi também membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Reumatologia. Durante sua carreira recebeu diversos prêmios, entre eles o Prêmio Torres Homem, da Sociedade Brasileira de Reumatologia, o prêmio Du Pont de Saúde Ocupacional, e o prêmio Professor Pedreira de Freitas pela sua contribuição para a descoberta da imunidade naturalmente adquirida contra o tétano. 

Em 2010, publicou na Revista Brasileira de Reumatologia a descoberta de uma nova manobra semiótica denominada “Sinal de Cecin” reconhecida e citada internacionalmente entre as melhores publicações do segmento.

Em 2015, Hamid foi editor junto com o professor Antonio Carlos Ximenes do livro “Tratado Reumatologia Brasileira”, publicado pela Editora Atheneu. A obra foi uma das finalistas da 58ª edição do Prêmio Jabuti, na categoria Ciências da Saúde.

Homenagem

Em novembro de 2016, em sessão pública solene do Conselho Universitário, o professor foi homenageado com o Título de Professor Emérito da UFTM. Durante a solenidade, ele destacou o ser professor e o ser médico.

"Caso postos de parte os descontos humanos, houvessem de condensar numa síntese o meu curriculum vitae  e do meu naufrágio salvassem alguns restos, tudo se teria talvez resumido com o dizer "estremeceu a pátria, viveu no trabalho, levando para além fronteiras o nome de nossa Universidade, e ainda não perdeu o ideal" de ser médico e professor.

 

Foto: Marco Clemente/UFTM

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página