Extensão Universitária

Simpósio inaugura Liga Acadêmica de Pneumologia e Prevenção ao Tabagismo

Publicado: Segunda, 21 de Maio de 2018, 11h36

O primeiro Simpósio da Liga Acadêmica de Pneumologia e Prevenção ao Tabagismo da UFTM será realizado a partir das 18h30 horas do dia 28 de maio, no Auditório Safira, no Prédio da Reitoria. O evento tem o objetivo de inaugurar a formação da Liga Acadêmica, projeto extensionista que atualmente conta com cinco discentes do curso de Medicina, coordenado pela professora Maria Helena de Castro Silva, além de promover a adesão de novos ligantes.

O público-alvo são acadêmicos de Medicina, mas também podem participar acadêmicos da área da saúde em geral, profissionais da área da saúde e a comunidade, de uma forma geral, que se interessarem pelo tema. As inscrições são gratuitas, feitas pelo WhatsApp com os coordenadores.

A Liga tem entre seus objetivos implementar atividades extensionistas da rede internacional Education Against Tobacco-Brazil (EAT-Brazil), com ações educativas realizadas pelos acadêmicos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. O projeto atua no controle e prevenção primária do tabagismo em estudantes de 12 a 17 anos de escolas de Uberaba.

A rede EAT foi fundada por um estudante alemão de Medicina, Titus J. Brinker, em janeiro de 2012, e que recebe apoio da Harvard Medical School e do Brigham and Women's Hospital. O idealizador desenvolveu um conceito próprio, baseado em pesquisas, para uma rede multinacional de promoção de prevenção e interrupção do uso do tabaco, com uma abordagem múltipla por todo o mundo. A rede se espalhou por diversos países. O programa EAT no Brasil é coordenado pelo curso de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP.

Atualmente, O EAT está espalhado em 14 países e em mais de 70 escolas médicas. Na UFTM, chegou em 2017 e sua ação com adolescentes nas escolas de Uberaba atingiu cerca de 600 alunos das escolas municipais Adolfo Bezerra de Menezes e na Frei Eugenio.

A criação da Liga na UFTM e o destaque do trabalho do projeto extensionista já realizado na cidade pelos alunos contra o tabagismo chamou a atenção da entidade internacional. O site do EAT publicou uma matéria sobre as atividades na UFTM. Acesse a divulgação aqui: http://educationtobacco.org/academic-league-at-uftm/

“A Liga de Pneumologia e Prevenção ao Tabagismo dará oportunidade aos acadêmicos de expandirem seus conhecimentos teórico-práticos para além daquilo visto na grade curricular normal. A parceria com o EAT fará com que tenhamos uma ação direta e efetiva ao combate da maior causa de morte evitável no mundo: o tabaco. Além disso, haverá oportunidades de trabalhos científicos, didáticos, culturais e sociais no espaço acadêmico”, comentou Caio Alves de Lima, aluno do 5º período do curso de Medicina, presidente da Liga e membro da atual diretoria nacional do EAT/Brazil.

Acesse a página da Liga Acadêmica nas redes sociais: https://www.facebook.com/lappt.uftm

Foto: Divulgação/UFTM