Professor da UFTM é eleito membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências

Publicado: Segunda, 10 de Dezembro de 2018, 15h17

O professor da disciplina de Imunologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Carlo José Freire de Oliveira, foi eleito na última quarta-feira, 5, membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências – ABC, uma das mais antigas e prestigiadas entidades do país que atua como sociedade científica honorífica e contribui para o estudo de temas de primeira importância para a sociedade, visando dar subsídios científicos para a formulação de políticas públicas. O docente toma posse em 2019 para um mandato de cinco anos. A deferência conferida de membro afiliado é voltada para cientistas de até 40 anos de idade que já tenham atividades científicas destacadas em áreas de fronteira do conhecimento.

O nome do professor Carlo Oliveira passou pelo escrutínio da assembleia geral da entidade que escolheu, então, os nomes por região brasileira. O docente foi escolhido por meio da região Minas Gerais e Centro-Oeste e foi categorizado entre os nomes pertencentes às Ciências Biomédicas.

O professor Carlo Oliveira é natural de Cariri-Mirim, distrito da cidade de Moreilândia, no sertão pernambucano. É técnico agrícola pelo Escola Agrotécnica Federal de Crato - CE, Médico Veterinário pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro  - UFRRJ - RJ, mestre, doutor e pós-doutor em Imunologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo - FMRP/USP. Ingressou na UFTM em maio de 2011 e desde estão leciona disciplinas na graduação e pós-graduação sobre Imunologia e Ética em Biociências. Além disso, já foi coordenador do departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia, coordenador da Comissão de Ética no Uso de Animais - CEUA e coordenador do Núcleo de Biotérios da UFTM. Atualmente, é coordenador do curso de Biomedicina, coordenador do Insetário e coordenador substituto da Pós-Graduação em Medicina Tropical e Infectologia da UFTM, dentre outras atividades de ensino, pesquisa e extensão. É membro do Conselho de Ensino da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e Bolsista de Produtividade em pesquisa do CNPq.