UFTM realiza 1º Curso de Plastinação

Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2019, 17h57

Estão abertas as inscrições para o 1º Curso de Plastinação da UFTM, a ser ministrado no período de 28 de novembro a 20 de dezembro. O curso é presencial, com duração de 30 horas. Das 20 vagas, dez são destinadas aos membros da equipe do Museu Memória Viva e dez vagas oferecidas aos interessados da comunidade universitária: alunos, técnicos e docentes da UFTM.

Segundo os organizadores, a técnica de plastinação foi desenvolvida no início da década de 80 pelo médico anatomista alemão Gunther Von Hagens, e consiste na substituição das substâncias orgânicas do corpo por material plástico (silicone, resina de epóxi e poliéster), permitindo que os tecidos moles adquiram plasticidade, ou seja, permaneçam maleáveis, inodoros e secos.

As inscrições devem ser realizadas presencialmente nos dias 18, 19, 21 e 22 de novembro, na Secretaria do Laboratório de Anatomia Humana, no prédio Central da UFTM, localizado na Praça Manoel Terra, 330,  mediante apresentação do histórico de graduação, documento de identificação com foto e preenchimento de ficha de inscrição.

Mais informações, na Secretaria da Disciplina de Anatomia Humana pelo telefone:  3700-6429.

Cronograma do Curso

28/11 – Apresentação da Programação do Curso e Abordagem da Etapa de Planejamento e Preparo de Material a ser submetido a Técnica de Plastinação
  5/12 – Técnica de Desidratação
11/12 – Técnica de Impregnação em Silicone