Acompanhamento pedagógico

Serviço de Acompanhamento Pedagógico Discente orienta a comunidade universitária

Publicado: Segunda, 18 de Maio de 2020, 15h33

O Serviço de Acompanhamento Pedagógico Discente - SAPED da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis - PROACE está disponibilizando vídeos e materiais instrutivos aos alunos da UFTM em tempos de quarentena. Trata-se de uma sala virtual na plataforma moodle que trata sobre dicas de estudo em casa, orientações sobre os serviços pedagógicos da PROACE e momentos de reflexões.

Sobre essas ações, o SAPED elaborou uma carta aberta à comunidade da UFTM:

Carta aberta à comunidade universitária

Sobre as ações desenvolvidas pelo Serviço de Acompanhamento Pedagógico Discente – SAPED durante a Pandemia do novo coronavírus - COVID-19

Uberaba, 7 de maio de 2020.

Diante do contexto difícil o qual estamos vivenciando, motivado pela disseminação do novo coronavírus – COVID-19, o Serviço de Acompanhamento Pedagógico Discente – SAPED vem, por meio desta carta, apresentar as formas de atuação do setor e divulgar as ações desenvolvidas a fim de contribuirmos com a comunidade, especialmente os alunos da universidade.

Observamos a grande preocupação da comunidade quanto a ações desenvolvidas na UFTM, no âmbito administrativo ou acadêmico, nas áreas de ensino, pesquisa, extensão. Nesse sentido, o SAPED tem trabalhado para manter seu atendimento, ainda que à distância, além de elaborar materiais instrutivos para que os discentes reflitam e repensem suas rotinas e hábitos de estudos e conheçam melhor os serviços disponíveis que possam contribuir para seu percurso acadêmico.

Em busca de manter possíveis rotinas semestrais, o acompanhamento dos alunos do Programa de Auxílios Financeiros que tiveram baixo rendimento acadêmico no segundo semestre de 2019 poderá ser realizado de forma remota, conforme as possibilidades de saúde e acesso às tecnologias.

Em relação ao Programa de Monitoria Inclusiva, informamos a suspensão deste até o retorno das aulas. As solicitações recebidas em março de 2020 poderão ser atendidas, mas diante da mudança de cenário, poderemos solicitar confirmação destas na reabertura da edital. Os certificados dos monitores e orientadores, a quem possa interessar, estão disponíveis pelo link http://www.uftm.edu.br/proace/programas-e-projetos/monitoria-inclusiva/certificados.

A equipe tem se mobilizado para elaborar materiais instrutivos para os discentes nesse período pela plataforma MOODLE da UFTM. O material pode ser acessado seguindo os seguintes passos:

1. Acesse o endereço https://ead.uftm.edu.br/course/view.php?id=1543

2. No canto superior direito, clicar em “Acessar”;

3. Será solicitado usuário e senha. Você coloca os mesmos que você utiliza, se aluno, para acesso ao histórico escolar ou, se servidor, para acesso ao ponto eletrônico.

4. Na barra de menus, do lado esquerdo da tela, clicar em “Página inicial do site”;

5. Role a tela até o final e clique em “Programas”;

6. Clique na sala “PROACE/SAPED - Apoio Pedagógico ao Aluno em Quarentena”;

7. Será solicitado uma chave de acesso. A chave é “apoioproace”.

8. Para facilitar ainda mais o acesso ao conteúdo, você pode usar o aplicativo do Moodle, disponível para download no Play Store, para sistemas Android, ou App Store, para sistemas IOS.

Prezado aluno, entre em contato em caso de necessidade. Diante da imprevisão de retorno às aulas, estamos atuando em trabalho remoto e nos colocamos à disposição da comunidade acadêmica por meio do e-mail institucional O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">pedagóO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Neste momento tão delicado, mantenha a calma e se cuide. Quanto mais colaboração e mais medidas de segurança forem tomadas, mais rápido retornaremos às nossas rotinas.

Serviço de Acompanhamento Pedagógico Discente – SAPED

Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis - PROACE