Atenção à Saúde

Curso a distância aborda prevenção ao suicídio

Publicado: Segunda, 01 de Junho de 2020, 14h19

Ofertado a profissionais de saúde, bem como a interessados de outras áreas, estão abertas as inscrições para o curso on-line de prevenção ao suicídio. O curso, com carga horária de 30 horas,  é oferecido gratuitamente pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC em colaboração com a  Rede UNA-SUS.

O Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde - UNA-SUS foi criado em 2010 para atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais que atuam no SUS. Coordenado pelo Ministério da Saúde, por meio da atuação conjunta da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - SGTES/MS e da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, o Sistema UNA-SUS conta com uma rede colaborativa formada atualmente por 35 instituições de ensino superior que oferecem cursos a distância gratuitamente.

Os cursos da UNA-SUS são sempre disponibilizados a partir da observação das necessidades da população e trazem as especificidades de cada público, além de buscar soluções para os problemas de saúde pública. Entre os objetivos da UNA-SUS estão propor ações para atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos trabalhadores do SUS; fomentar e apoiar a disseminação de meios e tecnologias de informação e comunicação que possibilitem ampliar a escala e o alcance das atividades educativas; contribuir para a redução das desigualdades entre as diferentes regiões do país, por meio da oferta de cursos de capacitação e educação permanente; e contribuir com a integração ensino-serviço na área da atenção à saúde.

Segundo os organizadores do curso, o suicídio é um fenômeno complexo e de origem multifatorial, portanto precisa ser visto e compreendido em diferentes aspectos na Atenção Primária à Saúde. Foi desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Nacional de Saúde do Homem, com o objetivo de preparar os profissionais de saúde para identificarem fatores de risco e desenvolver estratégias de manejo sobre o comportamento suicida. A UNA-SUS informa, quanto ao público-alvo, que este curso é de livre demanda.

Conheça os cursos da UNA-SUS

Inscrição – Curso “Prevenção ao suicídio"

Fonte: UNA-SUS