Ensino Remoto

UFTM lança página de apoio ao ensino e à aprendizagem

Publicado: Segunda, 06 de Julho de 2020, 10h12

Com o objetivo de auxiliar docentes e discentes com ferramentas e estratégias de ensino e aprendizagem, foi criada a Central do Ensino Remoto. A página será um local comum em que serão disponibilizadas sugestões e dicas sobre as ferramentas tecnológicas e recursos pedagógicos disponíveis para utilização durante o Período Suplementar Emergencial – PSE. A página foi criada em uma ação conjunta entre a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis – Proace e Pró-Reitoria de Ensino - Proens e pode ser acessada pelo endereço eletrônico www.uftm.edu.br/ensinoremoto.

De acordo com os idealizadores, a central estará em constante atualização e a comunidade está convidada a colaborar em sua construção, sugerindo tecnologias de informação e comunicação, recursos educacionais abertos, repositórios de acesso público, tutoriais e materiais diversos que digam respeito ao ensino remoto emergencial. As sugestões podem ser encaminhadas para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Na aba Recursos Tecnológicos, estão disponíveis tutoriais sobre diversas ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas para o ensino durante o período emergencial (Conferência Web RNP, Google Meet, Google sala de Aula, Microsoft Teams, Moodle, entre outros). Todas as ferramentas podem ser acessadas pelo e-mail institucional que agora pode ser acessado também pelos discentes da UFTM.

Na aba Regulamentação, os usuários encontram a resolução que dispõe sobre o Período Suplementar Emergencial - PSE e um documento com algumas perguntas frequentes sobre o tema.

Nas abas Apoio ao Ensino e Apoio à Aprendizagem, as equipes do Centro de Educação a Distância – CEaD e do Serviço de Acompanhamento Pedagógico Discente – Saped da UFTM disponibilizaram material contendo acervos e dicas para o ensino remoto e orientações sobre estratégias de estudo e apoio ao aluno em período de quarentena.

A acessibilidade também foi abordada na nova página. Um dos itens da página aborda informes gerais do Setor de Acessibilidade, os serviços de Tradução e Interpretação de Libras, os procedimentos para adaptação de material didático para os alunos com deficiência visual e canais de atendimento para esses serviços.

Saúde e Bem-Estar também são abordados por meio da disponibilização das informações sobre os atendimentos virtuais na modalidade de Plantão Psicológico do Núcleo de Assistência Estudantil em Saúde da UFTM.