Projeto de ensino disponibiliza videoaulas na área de química analítica básica

Publicado: Segunda, 12 de Abril de 2021, 09h31

Alunos de graduação e interessados no assunto podem ter acesso a videoaulas no Youtube sobre temas da área de Química Analítica básica, nível de graduação, produzidos pelo Projeto de Ensino: "Videoteca de Química Analítica: Produção de videoaulas como recurso no ensino de Química analítica", coordenado pelo professor Thiago dos Santos Almeida, do Campus de Iturama/UFTM.

O projeto é uma ação contínua com o intuito de auxiliar estudantes da UFTM e de outras instituições na compreensão e aprendizado deste tema. Os vídeos são postados em um canal aberto do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCSQ9mL6AbM9U18PqxxeZssA

A ideia surgiu da necessidade do ensino remoto frente a crise sanitária da Covid-19 e iniciou com o uso dos vídeos no ensino da disciplina de Química Analítica Qualitativa por meio da metodologia da "sala de aula" invertida e de "estudo dirigido". Nestes métodos é fornecido aos estudantes o material de consulta como vídeos, indicações de leituras e questionários que servem de orientação de estudo para os encontros com o docente para discussão e construção do conhecimento.

De acordo com o coordenador do Projeto, esta metodologia é utilizada desde o Período Suplementar Emergencial (PSE) e recebeu aprovação dos discentes que têm se dedicado aos estudos, “sobretudo aqueles que encontraram no acesso livre do conteúdo dos vídeos a possibilidade de realizarem suas tarefas em momentos mais oportunos dos seus dias, já que para muitos deles tornou-se complicado o acompanhamento das aulas síncronas, pois necessitam trabalhar para complementar a renda familiar”, comentou Thiago.