Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Covid-19

Dados da Fiocruz confirmam rejuvenescimento da pandemia

Publicado: Terça, 11 de Maio de 2021, 07h09

A nova edição do Boletim do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, divulgada na última sexta-feira, dia 7 de maio, mostrou  uma ligeira queda no número de casos e óbitos por Covid-19 e das incidências de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) no país, mas ainda mantendo níveis muito altos.

Os novos dados apresentados nesta última edição confirmam o processo do rejuvenescimento da pandemia, com uma clara mudança demográfica − adultos jovens e de meia-idade têm representado uma parcela cada vez maior dos pacientes em enfermarias e unidades de terapia intensiva. Os indícios encontrados também apontaram que a pandemia se mantém num patamar crítico de transmissão, com valores altos de incidência e mortalidade, formado a partir de março de 2021 e mantida pela intensa circulação do vírus Sars-CoV-2 em todo o país.

O processo de rejuvenescimento da pandemia no Brasil é confirmado por meio dos novos dados apresentados no Boletim.  A semana epidemiológica apresentou idade média dos casos internados de 57 anos. Com relação à distribuição dos casos e óbitos por faixa etária, o aumento diferencial se manteve.

Efeitos de longo prazo pós-Covid-19 

A publicação destaca ainda a necessidade de organizar o sistema de saúde para atender pessoas que apresentam os chamados “efeitos de longo prazo” ou “condições pós-Covid-19”. Problemas de saúde que persistem por mais de quatro semanas após a primeira infecção pelo Sars-CoV-2. 

ACESSE o Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz

Fonte: Fiocruz (matéria completa)

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página