Prêmio

Trabalho de Programa de Extensão da UFTM é premiado em congresso internacional

Publicado: Quarta, 23 de Junho de 2021, 10h11

O trabalho do “Programa de Extensão Territórios de Vida: inserção comunitária e Saúde Mental”, coordenado pela docente Rosimar Querino, do Departamento de Saúde Coletiva do ICS/UFTM e desenvolvido em parceria com o CAPS Maria Boneca e com apoio de alunos de graduação da UFTM, foi premiado no I Congresso Internacional Interdisciplinar sobre Políticas Públicas de Saúde: em busca da cidadania plena através da universalidade da saúde (Cinpsus).

O evento que aconteceu nos dias 18 e 19 de junho, no formato on-line, foi realizado pelo Grupo de Pesquisa Interdisciplinar sobre Saúde, Educação e Educação Física – GIPEEF, vinculado à Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF, Campus Petrolina-PE), com o apoio na organização de pesquisadores parceiros inseridos em universidades de outros estados do Brasil.

Foram apresentados 1800 trabalhos do Brasil, México, Portugal, Espanha e Itália, entre eles a comunicação oral “Arte e loucura nos territórios de vida: experiências de formação e de cuidado psicossocial”, apresentado pela coordenadora do Programa da UFTM.

O Programa de Extensão é desenvolvido de modo integrado com dois projetos de pesquisa aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Dentre as co-autoras do resumo apresentado estão duas psicólogas do CAPS Maria Boneca, Camila Bahia Leite e Raquel Bessa Andrade, duas psicólogas graduadas pela UFTM que atuaram no Programa de Extensão e desenvolveram trabalho de conclusão de curso com os temas do Programa de Extensão, Letícia Sousa Rodrigues e Marina Capucci Manffré, e uma graduanda de Psicologia, Ana Júlia Fernandes Ribeiro.

Oficina de arte do programa de Extensão no Caps Maria Boneca

A comunicação oral premiada tratou do estudo que consiste em pesquisa-intervenção desenvolvida no CAPS Maria Boneca (Uberaba, Minas Gerais) na qual estão articulados ensino, extensão e pesquisa. A comunicação teve o objetivo de descrever a intervenção e suas contribuições para a formação de acadêmicos e para o cuidado psicossocial, principalmente as experiências desenvolvidas no ano de 2019 com o envolvimento de profissionais, alunos de diversos cursos de graduação e usuários do serviço em oficinas de arte, acompanhamento terapêutico grupal e na realização de exposições artísticas e fotográficas. “A integração entre ensino, pesquisa e extensão por meio da pesquisa-intervenção está em sinergia com a sedimentação do cuidado psicossocial e da formação de profissionais de saúde com engajamento ético e político na defesa da vida e do cuidado em liberdade. Ressalta-se a importância da desconstrução de relações hierárquicas, seja nas relações entre universidade e serviço, seja nas relações entre os participantes. Relações horizontalizadas se traduziram em potentes encontros, propícios para o cuidado e para o aprendizado coletivo”, concluiu Rosimar.

Acesse o site do Congresso:

Foto: Divulgação/UFTM