Seleção para ingresso de refugiados oferece 27 vagas

Publicado: Sexta, 28 de Janeiro de 2022, 10h54

A UFTM divulga o processo de seleção para preenchimento de vagas adicionais em cursos de graduação presenciais da Universidade, destinado a candidatos que comprovem a situação de Refugiado, por meio de atestado emitido pelo Conare - Comitê Nacional para os Refugiados e que já tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente. A UFTM oferecerá 27 vagas adicionais para o primeiro semestre letivo de 2022.

A inscrição dos candidatos às vagas será efetuada exclusivamente pela internet, com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM em uma das edições: 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 ou 2021. Serão aproveitados os resultados do ENEM cujos registros constam na base de dados do MEC. No ato da inscrição, o candidato deverá utilizar a melhor pontuação obtida, devendo proceder à indicação do ano de realização do ENEM no campo próprio do Formulário de Inscrição.

As inscrições podem ser efetuadas por meio de acesso ao link disponível no endereço eletrônico http://www.uftm.edu.br/ingresso2, (Graduação Uberaba ou Graduação Iturama, Outros Ingressos, Processo em Andamento). O candidato deverá preencher o formulário de inscrição de 17 de fevereiro até as 17 horas do dia 14 de março de 2022, além de anexar, em campo próprio no sistema de inscrição, os seguintes documentos, em formato PDF, com boa resolução e sem cortes:

1. a) O Registro Nacional de Estrangeiros – RNE
  2. b) Atestado de comprovação da situação de refugiado emitido pelo Conare – Comitê Nacional para os Refugiados
  3. c) Documentação comprobatória de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, acompanhada de Parecer de Equivalência emitido pela Secretaria de Estado de Educação, caso os estudos tenham sido realizados fora do Brasil.

Quando não for possível a apresentação de documentos comprobatórios de sua escolaridade, será permitida a comprovação por outros meios de prova em direito permitidos, inclusive mediante atestado fornecido pelo Conare, em conformidade com os artigos 43 e 44 da Lei 9.474/97.

A classificação dos candidatos dar-se-á pela ordem decrescente da média aritmética das notas obtidas nas áreas do conhecimento do ENEM. O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 22 de março e o resultado final no dia 25 de março, pelo número de inscrição, no sítio www.uftm.edu.br.

Os candidatos convocados para matrícula deverão realizar cadastro no sítio www.uftm.edu.br, na área referente ao ingresso, em link a ser disponibilizado na área de avisos, por meio do preenchimento da Ficha de Cadastro Eletrônica, a partir de 28 de março.

As aulas terão início em conformidade com o Calendário Acadêmico de 2022 de Uberaba e de Iturama.

Acesse o edital e anexos para mais informações: