Ensino

Professores da UFTM participam de evento sobre formação permanente no âmbito do ensino

Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2017, 17h26

Foi realizada na tarde desta segunda-feira, 16, no Auditório Esmeralda da UFTM a primeira edição do evento “Carreira Docente e Estágio Probatório: possibilidades para uma formação permanente no âmbito do ensino”. O evento é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino – Proens, por meio da Divisão de Apoio Técnico Pedagógico – DATP, e tem como foco debater questões relativas à docência universitária e conhecer melhor a estrutura organizacional da UFTM, assim como as ações desenvolvidas com foco na formação continuada dos docentes.

A abertura do evento contou com a participação da reitora da UFTM, Ana Lúcia de Assis Simões, do vice-reitor, Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, e do pró-reitor de Ensino, Wagner Roberto Batista. Para a reitora o evento proporciona a oportunidade de acolher os docentes que ingressaram na UFTM e traz também a reflexão sobre a carreira docente. “Precisamos refletir sobre o papel do professor na sociedade. É preciso uma reflexão, uma adaptação de posturas, de atitudes, a busca constante por atualizações. Lidamos com uma diversidade muito grande no perfil dos estudantes, as demandas que eles trazem são diferentes das de alguns anos atrás e isso tem exigido a atualização e a busca por propostas pedagógicas mais dinâmicas e mais flexíveis para atingirmos o objetivo da docência, do processo ensino-aprendizagem”, destacou a reitora.

De acordo com o pró-reitor de ensino, Wagner Roberto Batista, o papel do professor na atualidade exige novas abordagens e a reflexão sobre a ação docente é uma discussão nacional. “O aluno de hoje exige uma abordagem mais personalizada. O desafio de hoje é ensinar. Esse evento é um convite para refletirmos sobre as possibilidades, sobre as formas de encararmos essa relação docente-discente, as estratégias que temos de trabalho, das concepções de ensino. Temos que ter o ensino como uma ciência, que tem metodologias, que tem estratégias”, complementou.

Fotos: Elioenai Amuy/UFTM

registrado em: