Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

UFTM inaugura novas instalações no Bairro Abadia

Publicado: Sexta, 15 de Dezembro de 2017, 13h05
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM inaugurou nesta sexta-feira, 15, na Rua Conde de Prados nº 191 , no Bairro Abadia as instalações que abrigarão a Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD, a Comissão Própria de Avaliação – CPA, a Comissão de Ética no Uso de Animais – CEUA, o Comitê de Ética em Pesquisa – CEP, a Assessoria de Cooperação Internacional - ACI, o Núcleo de Línguas - Nucli e o Laboratório de Línguas da UFTM. Ao todo, foram investidos R$ 155 mil reais em materiais de custeio e a obra foi realizada pelo Departamento de Engenharia e Manutenção da UFTM.  A solenidade de inauguração foi acompanhada por membros da gestão, do Hospital de Clínicas da UFTM, da Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba - Funepu e contou com a participação da reitora da UFTM, Ana Lúcia de Assis Simões; da presidente do programa Idiomas sem Fronteiras, Denise de Abreu e Lima; do gerente executivo do Grupo +Unidos, Augusto Corrêa; do assessor de cooperação internacional da UFTM, Wendel Sérgio Ferreira Meira; da coordenadora institucional do programa Idioma Sem Fronteiras, Maira Sueco Magaeva Córdula;  e do prefeito universitário Danilo de Souza Tonelli Junior.

As novas instalações foram reformadas e adaptadas numa área de 259,70 m²  e de acordo com o Departamento de Engenharia e Manutenção da UFTM, há previsão de que seja construída uma passarela de interligação entre a nova unidade, o prédio dos institutos e Centro Educacional. "Hoje estamos concluindo uma etapa que, deu um pouco de trabalho, mas com satisfação chegamos a um final bastante razoável, com mão de obra nossa e aproveitando o máximo de materiais nossos. Conseguimos realizar a obra num prazo razoável de sete meses de execução. Esperamos que as unidades funcionais, que ainda serão instaladas, sejam usufruídas da melhor maneira possível", disse Danilo.

Para a Reitora da UFTM, as novas instalações são uma conquista para a instituição no campo acadêmico e nos projetos de internacionalização, além disso, irão reduzir despesas no orçamento da instituição. "A UFTM desde que foi transformada e a partir do Reuni passou por uma expansão muito grande, nós recebemos mais servidores e muito mais estudantes. O planejamento da infraestrutura da universidade previu a necessidade de espaços para acolher esse público e as atividades de ensino, pesquisa e extensão.  Sabemos que a universidade oferece e precisa também de muitos outros serviços, entre eles as comissões permanentes que desenvolvem um trabalho muito importante e que até hoje foram itinerantes na instituição em função de não ter um endereço fixo. Então essa era uma preocupação que nós tínhamos até para melhor atender os usuários. Conseguir disponibilizar um endereço fixo para essas comissões é um avanço. Um outro desafio que temos trabalhado para superar é diminuir o custeio visto o contingenciamento do orçamento da instituição. Então um dos desafios é diminuir os gastos especialmente com a locação de imóveis. Nesse sentido, conseguimos trazendo as comissões, a Assessoria de Cooperação Internacional e o Núcleo de Línguas para este endereço próprio da Universidade, fazendo com que a gente diminua mais um aluguel dentro dos gastos da universidade", destacou a reitora. 

A Reitora ainda destacou a importância do investimento em um espaço para a Assessoria de Cooperação Internacional - ACI. "A ACI é uma área muito importante neste momento da universidade e apesar dos desafios sabemos que manter o trabalho das relações internacionais é algo que devemos priorizar. Isso refletirá em importantes avanços para a universidade", completou a reitora. 

Durante a inauguração, os participantes puderam visitar as novas instalações e conferir a infraestrutura. A novidade das novas instalações é o Laboratório de Línguas, um laboratório de informática que conta com 21 computadores recebidos por meio de premiação no I Encontro Internacional do Idiomas Sem Fronteiras onde foi apresentado o projeto “Integração, Internacionalização e Formação Universitária”. O prêmio foi concedido pelo Grupo +Unidos, um fundo de investimento social privado em resultado da parceria entre a Missão Diplomática dos Estados Unidos, por meio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional – USAID e empresas americanas estabelecidas em território brasileiro. Essa iniciativa tem vistas ao intercâmbio em universidades estrangeiras.

O professor Wendel  Sérgio Ferreira Meira, assessor de cooperação internacional, destacou o trabalho realizado junto à equipe do Núcleo de Línguas e a importância das novas instalações. "É uma satisfação muito grande e a realização de um sonho. A UFTM tem necessidade e condições de crescer mais e essa inauguração hoje é o resultado desse crescimento. Foi um trabalho conjunto e certamente com apoio da gestão" disse Wendel.  

Para a Presidente do Programa Idiomas Sem Fronteiras, Denise Martins Abreu e Lima, a parceria é um grande incremento para o processo de internacionalização do Ensino Superior. “A parceria entre o Programa Idiomas Sem Fronteiras e o Grupo +Unidos tem auxiliado as atividades de ensino-aprendizagem de línguas para toda a comunidade acadêmica. Continuamos pensando em melhorias e temos novos projetos para 2018. É um programa que nasceu de uma perspectiva de mobilidade e que uniu as universidades do país discutindo questões muito importantes como a internacionalização", finalizou. 

Fotos: L.Adolfo/UFTM

Acesse a galeria de fotos no Flickr

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página