Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comunicados Biblioteca > GT Repositório Institucional da UFTM
Início do conteúdo da página

GT Repositório Institucional da UFTM

Publicado: Quinta, 25 de Maio de 2017, 14h14

GT Repositório Institucional da UFTM
Formado pela Portaria 101, de 07 de julho de 2016 e alterado pela Portaria 177 de 17 de novembro de 2016

  

                O GT Repositório Institucional da UFTM iniciou seus trabalhos em dezembro de 2016, com o objetivo de implantar o repositório institucional, ou RI, e tem feito suas reuniões no prédio da Biblioteca Universitária.

                A iniciativa da PROENS visa disponibilizar na rede mundial de computadores a sua produção científica. Os arquivos digitais têm sido cotidianamente usados nos ambientes universitários, se tornando peças chaves na elaboração de trabalhos acadêmicos, através da busca em bancos e bases de dados. Os RI, são uma forma de arquivamento digital da memória institucional e disponibilização de trabalhos acadêmicos na rede mundial de computadores cada vez mais utilizados. Em maio de 2017, havia 158 repositórios brasileiros registrados no Registro de Repositórios de Acesso Aberto (ROAR).

                A UFTM possui um dos tipos de RI mais reconhecidos, que é a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD/UFTM) (http://bdtd.uftm.edu.br/). A BDTD/UFTM entrou online em fevereiro de 2009 e está integrada com a BDTD/IBICT, a nível nacional e com a NDLTD (Networked Digital Library of Theses and Dissertations) a nível internacional. A NDLTD (http://www.ndltd.org/), visa resguardar a memória da produção científica mundial em acesso aberto, com impacto social em nações que possuem pouco fomento. As teses e dissertações brasileiras estão presentes nessa base de dados internacional, com resumos em inglês, português e espanhol.

                O RI/UFTM integrará a BDTD e outras iniciativas institucionais a partir da sua implantação.

  

 

 

Mais informações: 

GT Repositório Institucional da UFTM
BDTD/BU/UFTM
Av. Frei Paulino, 30 - Abadia
Uberaba – MG
CEP: 38025-180
Fone: 34 3700-6171

 

 

 

0
0
0
s2sdefault
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página