Página inicial > UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro > Comunicados > UFTM e IFTM assinam acordo de cooperação para pesquisa e pós-graduação
Convênio

UFTM e IFTM assinam acordo de cooperação para pesquisa e pós-graduação

Publicado: Sexta, 06 de Novembro de 2015, 08h16

A reitora da UFTM, Ana Lúcia de Assis Simões, e o reitor do IFTM, Roberto Gil Rodrigues Almeida, assinaram hoje de manhã o Termo de Acordo de Mútua Cooperação Técnica, na reitoria do Instituto. A parceria foi formalizada na presença do vice-reitor da UFTM, Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, do pró-reitor de Extensão do IFTM, Eurípedes Ronaldo Ananias Ferreira, dos pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação Darlene Mara dos Santos Tavares, da UFTM e Carlos Antonio Alvarenga Gonçalves, do IFTM, entre outros diretores e coordenadores das instituições.

O objetivo do acordo é a cooperação técnico-científica entre os parceiros para a promoção de atividades de pesquisa, inovação e pós-graduação na forma de projetos e planos de trabalhos. Para o Reitor do IFTM, é uma união salutar para a comunidade acadêmica.

A professora Ana Lúcia entende que o termo de cooperação trará a oportunidade de potencializar os esforços, os recursos físicos, humanos e financeiros na construção de oportunidades para as duas instituições.  “Uma das principais motivações para buscarmos essa parceria com o IFTM é trazer mais possibilidades para a qualificação dos nossos servidores. Todas as parcerias são muito bem-vindas e, essa em especial. Vivemos um momento de grandes dificuldades em nosso país, mas temos a compreensão de que em períodos de crise é que se busca e se encontra muitas oportunidades”, afirmou a Reitora.

A ideia de assinar o termo surgiu por meio de atividades que já estão sendo realizadas em parceria do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFTM - NIT,  com o IFTM, de acordo com a professora Darlene. “Já iniciamos o trabalho de verificar a possibilidade de desenvolver cursos de mestrado e doutorado em conjunto e identificamos as necessidades da UFTM e do IFTM. Também estamos identificando quais são as potencialidades de docentes que temos para construir propostas conjuntas”, concluiu a Pró-reitora.