Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Definidos os responsáveis que irão ocupar a vice-reitoria e a Superintendência do HC-UFTM
Início do conteúdo da página

Definidos os responsáveis que irão ocupar a vice-reitoria e a Superintendência do HC-UFTM

Publicado: Quarta, 26 de Junho de 2019, 18h16

A Reitoria da UFTM informou na manhã desta quarta-feira, 26, os nomes escolhidos para ocupar a vice-reitoria da Instituição e a Superintendência do Hospital de Clínicas da UFTM. O cargo de vice-reitora será ocupado pela professora Darlene Mara dos Santos Tavares, que até o momento atuava como pró-reitora de pesquisa e pós-graduação. A Superintendência do Hospital de Clínicas da UFTM será ocupada pela professora Ana Lúcia de Assis Simões, reitora da UFTM, no período de 2014 a 2019.

De acordo com o reitor da UFTM, Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, as escolhas foram feitas baseadas no histórico das professoras na UFTM, assim como na experiência no campo acadêmico, científico e administrativo. “A professora Darlene, assim como a professora Ana Lúcia, têm uma conduta ética exemplar na UFTM, vários anos de vivência de universidade, além de experiência na área científica e administrativa”, acrescentou o reitor.   

Para a professora Darlene, o novo cargo é um reconhecimento do seu trabalho ao longo de 25 anos na UFTM. “Foi um convite que veio de forma inesperada, mas me sinto feliz pois expressa o trabalho que desenvolvi na UFTM sempre com responsabilidade e dedicação. Penso que posso contribuir na gestão considerando o tempo que trabalho na  instituição que me permite ter uma visão geral do seu funcionamento, assim como pelo conhecimento e experiência em gestão acumulados nos diversos cargos, desde departamento, pós-graduação, instituto e pró-reitoria. Desta forma, poderei contribuir para que cada dia mais a UFTM alcance o patamar de excelência”, destacou Darlene.

O documento com a indicação da nomeação da professora Darlene Mara dos Santos Tavares para o cargo de vice-reitora foi encaminhado para o MEC conforme orientações do Decreto Nº 9.794, de 14 de Maio de 2019.

Para a professora Ana Lúcia de Assis Simões, a superintendência do HC-UFTM será um novo desafio. “Tenho um perfil desbravador. Ao longo da minha carreira eu tive muitas experiências que me desafiaram e eu gosto muito disso. Assumir a Superintendência foi algo que me pegou de surpresa. Quando me foi apresentada a proposta, a princípio eu fiquei preocupada, mas ao mesmo tempo me senti desafiada. Resolvi aceitar e dar o melhor de mim para fazer um bom trabalho para o Hospital de Clínicas da UFTM. Será um novo aprendizado, uma nova experiência e acho que o ser humano tem que estar aberto para novos aprendizados. Penso que toda a experiência que já tive em outros cargos de chefia, em outras atividades profissionais poderão em alguma medida contribuir para que a gente faça uma gestão no hospital com qualidade, com competência. Com a minha formação em enfermagem e também pós-graduação voltada para a questão da assistência hospitalar, da liderança na enfermagem, da gestão de serviços de saúde sinto habilitada para desenvolver um bom trabalho dentro do hospital”, acrescentou Ana Lúcia. 

O documento com a indicação da nomeação da professora Ana Lúcia de Assis Simões para o cargo de superintendente do HC-UFTM foi encaminhado para a presidência da Ebserh.

Perfil da nova vice-reitora

Darlene Mara dos Santos Tavares

Graduada em Enfermagem e Habilitação em Saúde Pública, especialista em Saúde Coletiva, mestre em Enfermagem Fundamental e doutora em Enfermagem.

Foi coordenadora de departamento, coordenadora dos  cursos de Especialização em Saúde Coletiva  e em  Saúde da Família, coordenadora do  Programa de Pós-Graduação  em Atenção à Saúde e  diretora do Instituto Ciências da Saúde - ICS.

É professora titular, vinculada ao Instituto de Ciências da Saúde - ICS,  ministrando aulas na graduação  e no Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde. É Líder do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva e membro da Rede de Enfermeira Adulto Mayor - Red ESAM. Desenvolve pesquisas financiadas pela FAPEMIG e pelo CNPq e possui inúmeras publicações em revistas científicas, além de diversas orientações de iniciação científica, de TCC, mestrado e doutorado.

É consultora Ad hoc do CNPq e da CAPES; editora científica da Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde  e consultora Ad hoc de diversas revistas científicas. Bolsista de produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2010 e Líder do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva. Membro da Câmara de Assessoramento de Ciências da Saúde da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerias (FAPEMIG) de 2017 a 2019.

 

 Perfil da nova superintendente do HC-UFTM

Ana Lúcia de Assis Simões

Possui graduação em Enfermagem pela Fundação de Ensino Superior de Passos/Universidade do Estado de Minas Gerais; Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM; Capacitação Pedagógica na Área da Saúde pela UFTM; Mestrado em Enfermagem Fundamental e Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo/Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP/EERP. Docente da UFTM, classe professor titular.

Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde da UFTM. Coordenadora do Departamento de Enfermagem na Assistência Hospitalar/UFTM durante o período de 2002 a 2005.  Coordenadora do curso de graduação em Enfermagem da UFTM durante o período de 2005 a 2010. Vice-presidente da Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba – FUNEPU (gestão 2010-2013). Vice-reitora da UFTM (gestão 2010-2014). Reitora da UFTM (gestão 2014-2018). Reitora pró-tempore da UFTM de 2018 a 2019. Coordenou a implantação do Plano Diretor da Atenção Primária na macrorregião Triângulo do Sul, no período de 2009 a 2010. Coordenou o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional Em Saúde - Enfermagem/UFTM, durante os anos de 2008 e 2009. Coordenou o projeto de Integração Serviço-Ensino (PISE), desenvolvido em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), no período de 2000 a 2005. Docente coordenadora da Liga de Humanização SARAKURA, desde o ano de 2006. Participou do curso IGLU BRASIL para dirigentes universitários, promovido pelaUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC)/Instituto de Pesquisas e Estudos em AdministraçãoUniversitária (INPEAU), no período de 2013 a 2014.

Editor Associado da Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde. Membro do Corpo Editorial da Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gerenciamento na Enfermagem e na Saúde. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Gerenciamento em Enfermagem e Gestão em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, gerenciamento, humanização, avaliação de serviços de saúde.

 

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página