Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Acontece entre os dias 22 e 28 de julho o projeto Hepatite Zero

Acontece entre os dias 22 e 28 de julho o projeto Hepatite Zero

Publicado: Sexta, 19 de Julho de 2019, 15h01
O intuito da ação é identificar a presença do vírus da Hepatite C e encaminhar os pacientes diagnosticados para tratamento. Na próxima segunda-feira, 22 de julho, se iniciam as ações do projeto Hepatite Zero, campanha de alcance mundial que tem como objetivo promover a erradicação da doença. Na ocasião, serão disponibilizados gratuitamente em Uberaba testes de Hepatite C. O projeto é promovido pelo Rotary Club, em parceria com o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) e com a Associação Brasileira de Portadores de Hepatite (ABPH).

Ao longo da semana que vem, a equipe do Centro de Referência em Hepatites Virais da Macrorregião do Triângulo Sul, vinculado ao HC, estará em locais de grande circulação para a realização de testagens. O intuito da ação é identificar a presença do vírus da Hepatite C e, dessa forma, promover o tratamento. As ações do projeto serão encerradas no dia 28, domingo. A ideia é que sejam realizados 3.500 testes durante os sete dias de campanha.

“O Centro de Referência em Hepatites Virais do HC tem um dos maiores índices de realização de teste a nível nacional. Então, todo ano, somos convidamos a participar dessa campanha. Esse ano vamos trabalhar na testagem de Hepatite C juntamente com alunos dos cursos de enfermagem, medicina e biomedicina da UFTM”, relata Geisa Perez Medina Gomide, gerente de Atenção à Saúde do HC-UFTM.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), o grupo de risco em relação à Hepatite C é composto por doentes renais em hemodiálise, pessoas com o vírus HIV, indivíduos que já fizeram uso de drogas injetáveis ou cocaína inalada, pessoas com múltiplos parceiros sexuais, entre outros.

Sobre o projeto
Hoje existem mais de meio bilhão de portadores das Hepatites B e C no mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, as hepatites virais podem ser erradicadas do planeta no prazo de 15 a 20 anos. A partir disso, o Rotary International idealizou a campanha Hepatite Zero, em que são realizadas testagens em todo o Brasil e em outros países durante o mês de julho, período em que é celebrado o Dia Mundial de Combate à Hepatite.

Fonte: Unidade de Comunicação HC-UFTM