Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Professora e aluno da História participam de Jornada de Estudos Medievais
Evento Científico

Professora e aluno da História participam de Jornada de Estudos Medievais

Publicado: Quarta, 07 de Agosto de 2019, 09h21

A UFTM participa da 3ª Jornada de Estudos Medievais - Idade Média e História Global na USP-SP por meio de conferência da professora Claudia Bovo, docente do Departamento de História, coordenadora do laboratório de Estudos do Mediterrâneo Antigo e Medieval - LABEMAM e tutora do Pet-História, bem como pela apresentação de pesquisa de Iniciação Científica de um dos membros do LABEMAM, o discente do curso de História Paulo Henrique dos Santos Oliveira.

A Jornada tem o objetivo de discutir o tema Idade Média e História Global, tema de interesse contemporâneo nas pesquisas sobre História Medieval e Moderna, com participação de historiadores em conferências e apresentações de comunicações de pesquisa em mesas-redondas. O evento começou ontem e termina amanhã, dia 9 de agosto, em São Paulo.

A conferência "Por uma história conectada do cisma de 1054: circulação epistolar itálico-bizantina", da professora Claudia Bovo, e a participação do aluno Paulo Oliveira na mesa de debates, apresentando a pesquisa de iniciação científica "A retórica profética na reforma do século XI: análise da vida e cartas de Henrique IV", será hoje à noite.

“Nesta edição, com o tema Idade Média e História Global, a Jornada se propõe a ser um espaço pioneiro no debate sobre História Global da Idade Média, contribuindo com o avanço metodológico da pesquisa em histórias conectadas pré-modernas, cuja abordagem envolve a macro escala Eurasiana e Mediterrânica”, afirmou Claudia.

Acesse o site da Jornada: https://www.iiijornadausp.com/