Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Pesquisadores da UFTM publicam livro sobre Diabetes
Início do conteúdo da página

Pesquisadores da UFTM publicam livro sobre Diabetes

Publicado: Sexta, 25 de Novembro de 2016, 13h40

 

Segunda causa de morte no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde - OMS, é tratada em publicação de pesquisadora e pós-graduando da UFTM.

Vanessa Capuano, do pós-doutorado em Ciências Fisiológicas, e o mestrando Diógenes Rodrigo Maronezzi de Paula, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFTM são os autores do livro  "Diabetes Melitus - Uma atualização sobre a doença", publicado em novembro pela editora Novas Edições Acadêmicas - NEA.

Trata-se de uma "revisão de literatura que mostra desde o conceito da doença até as novas terapêuticas com células-tronco para retardar o avanço do diabetes mellitus".

Com uma linguagem de fácil compreensão, o livro pode ser lido pelo público leigo. "Este livro é para todas as pessoas que têm a doença, ou que querem informações atualizadas sobre a Diabetes", afirmam os autores. A publicação também será traduzida em mais de quarenta idiomas, "isso se deve ao fato do livro ser composto por uma literatura atualizada sobre uma doença de alta endemia e em crescente avanço no mundo todo", explica Diógenes.

"O Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada por apresentar um conjunto de alterações metabólicas devido a deficiências no mecanismo de produção e/ou ação da insulina. É uma doença crônica de alta prevalência, e constitui um problema de saúde pública nas últimas décadas, devido ao aumento da expectativa de vida da população, do aumento do sedentarismo, obesidade, hábitos alimentares inadequados e modernização do estilo de vida", detalham Vanessa e Diógenes.

Os autores atuam na pesquisa realizada na UFTM, no Departamento de Fisiologia do Instituto Ciências Biológicas e Naturais - ICBN, intitulada "Características Biológicas das células tronco Cardíacas em modelos Experimentais Diabéticos", que tem como coordenador o professor Valdo José Dias da Silva.

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página