Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Equipe da UFTM e ABCZ participam de teleconferência com Unesco para debater projeto Geopark Uberaba
Desenvolvimento

Publicado: Quarta, 21 de Agosto de 2019, 11h07

Na manhã da última terça-feira, 21, foi realizada na Sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ uma teleconferência com membros da UFTM, ABCZ e Unesco Brasil para discutir o projeto Geopark Uberaba – Terra de Gigantes e buscar a chancela da Unesco para que ele integre a Rede Global de Geoparques.

Foto: Divulgação/UFTM

Participaram da teleconferência o coordenador de Setores de Ciências Naturais e de Ciências Humanas e Sociais da Unesco no Brasil, Fábio Soares Eon, o pró-reitor de Extensão Universitária da UFTM, Fabrício Anibal Corradini, a diretora de Desenvolvimento Cultural, Paula Cusinato, a diretora do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, Stela Mariana de Morais, o geólogo do CCCP, Luiz Carlos Borges Ribeiro, Thiago Riccioppo, gerente do Museu do Zebu (ABCZ) , e Fábio Ávila, da editora Bela Vista Cultural.

Foram discutidos os procedimentos que devem ser realizados para que o Geopark Uberaba – Terra de Gigantes solicite à Unesco a chancela para integrar a Rede Global. Os trabalhos nos geossítios em Uberaba continuam em andamento para atender às especificações necessárias.

Geopark Uberaba

O projeto Geopark Uberaba busca potencializar os valores turísticos de relevância nacional e internacional da cidade para apresentar ações realizadas à Rede Global de Geoparques da UNESCO, a fim de se tornar Patrimônio Natural da Humanidade.

O Geopark Uberaba – Terra de Gigantes, integra sítios e geossítios dispersos pela cidade que retratam as riquezas geológicas, a herança histórica e a cultural local.

O reconhecimento como um Geopark potencializará uma maior valorização e promoção destes patrimônios. A Global Geoparks Network  – GGN (RGG) é uma organização internacional, não governamental, sem fins lucrativos e voluntária, que fornece uma plataforma de cooperação entre os geoparques no mundo, reunindo órgãos governamentais, organizações não governamentais, cientistas e comunidades de todos os países em parceria e com base nos regulamentos estabelecidos pela Unesco.

Mais informações:
Geopark Uberaba