Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto Rondon: Ministério da Defesa aprova projeto da UFTM

Projeto Rondon: Ministério da Defesa aprova projeto da UFTM

Publicado: Segunda, 28 de Novembro de 2016, 07h08

A proposta da UFTM submetida em resposta ao edital do Projeto Rondon, de outubro de 2016, para integrar a Operação Serra do Cachimbo, desenvolvendo ações nas áreas de cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde, foi classificada em 3º lugar, conforme resultado preliminar divulgado pelo Ministério da Defesa - MD. A operação será desenvolvida entre os dias 14 a 30 de julho de 2017, em oito municípios, sendo sete do estado de Mato Grosso e um do estado do Pará.

A UFTM concorreu a uma das oito vagas no Conjunto A com outras 25 Instituições de Ensino Superior classificadas. "O Núcleo Rondon comemora a excelente classificação obtida no edital nacional e também o fato desse projeto ser mais um aprovado no Conjunto A, tendo em vista que a UFTM já participou de 23 operações pelo país nesse Conjunto", destaca a professora Valéria Alves, Pró-Reitoria de Extensão Universitária.

O resultado final da seleção pelo Ministério da Defesa será divulgado no dia 8 de dezembro de 2016, de acordo com a Proext.

Sobre o Projeto Rondon e benefícios aos rondonistas

O Projeto Rondon, sob a coordenação do Ministério da Defesa, é uma ação interministerial do Governo Federal realizada em coordenação com os governos Estadual e Municipal que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, visa somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.

Será providenciado pelo MD:
- transporte das equipes de rondonistas e de suas bagagens na ida e no regresso da operação, desde as cidades de partida até o Centro Regional - CR da operação, e deste até o município designado à lES;
- apoio logístico às equipes compreendendo alojamento, alimentação e transporte dentro do município;
- um "kit rondonista" para os professores e alunos;
- certificado para os rondonistas que participarem integralmente da operação;
- locação de veículos para os coordenadores do Projeto Rondon, durante todas as fases da Operação;
- transporte de material da coordenação do Projeto Rondon deste Ministério para o CR e o retorno do material.

Seleção dos estudantes da UFTM para participar da Operação

Em breve o Núcleo Rondon divulgará informações sobre o processo de seleção dos 10 estudantes dos diversos cursos de graduação da UFTM, sendo 8 titulares e 2 suplentes, para participação na Operação Nacional do Projeto Rondon - Serra do Cachimbo, aprovada pelo Ministério da Defesa.

registrado em:
Assunto(s): Operação Rondon