Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Comunidade surda realiza evento em celebração de conquistas
Extensão Universitária

Comunidade surda realiza evento em celebração de conquistas

Publicado: Quarta, 11 de Setembro de 2019, 08h53

O Setembro Azul é um projeto voltado para homenagear a comunidade surda de Uberaba e região, bem como valorizar sua língua e cultura. Em sua execução, busca a aproximação desse público com a universidade, por meio de palestras e atividades afins com o tema.

As palestras serão realizadas nos dias 27 e 28 de setembro, em Língua Brasileira de Sinais com interpretação simultânea para a Língua Portuguesa. Já para as oficinas é necessário o conhecimento da Libras pois não haverá interpretação.

Aberto à comunidade externa e da UFTM, o evento concede certificação de 10 horas.

Setembro Azul

No dia 26 de setembro, comemora-se o Dia Nacional dos Surdos. O dia foi escolhido por ser a data de fundação do INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos, a primeira escola para surdos do Brasil.

De acordo com os organizadores, a escolha do mês de setembro é repleta de significados na cultura e história nacional e internacional. Neste mês, há alguns marcos históricos para a Comunidade Surda que merecem ser lembrados e homenageados.

A cor azul representa dois momentos distintos. Durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas identificavam as pessoas com deficiência com uma faixa azul no braço, por considerá-las inferiores. E os surdos também eram obrigados a usá-la. Com o fim da guerra e o passar dos anos, a cor passou a simbolizar ao mesmo tempo a opressão enfrentada pelos surdos e o orgulho da identidade surda. Atualmente, a cor azul turquesa vem representar novos tempos de reflexões e entendimentos.

Sendo assim, diversos eventos são promovidos no mês de setembro para uma maior conscientização sobre a Comunidade Surda e também para comemorar as conquistas obtidas por essas pessoas ao longo dos anos.

O link para inscrições: https://forms.gle/SYzkteb9nfmZbWdQ8

E informações sobre o projeto: http://www.uftm.edu.br/proace/programas-e-projetos/setembro-azul