Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Graduandos participam de oficina “Aprendendo com a Natureza” na Univerdecidade

Graduandos participam de oficina “Aprendendo com a Natureza” na Univerdecidade

Publicado: Quinta, 12 de Setembro de 2019, 17h30

Durante os dias 10 e 12 de setembro de 2019, vinte graduandos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Física participaram da oficina “Aprendendo com a Natureza: geodiversidade, trilhas e audiovisual no ensino de ciências, realizado na Univerdecidade.

O curso, ministrado pelo professor Ricardo Farias do Amaral, titular do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, foi promovido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências - Genfec, liderado pelos professores Pedro Colombo e Daniel Ovigli, da UFTM, e teve como objetivo propiciar momentos de discussões sobre o uso de espaços extraescolares para o ensino de ciências, em especial as matas ao redor da UFTM - Univerdecidade.

A atividade possibilitou a construção de Trilhas Educativas por meio da incursão nas matas do campus da UFTM - Univerdecidade e arredores. Também fizeram parte das atividades a elaboração de vídeos educativos e o trabalho com a elaboração de mapas didáticos sobre as trilhas realizadas, utilizando-se o software Google Earth Pro.

Para os professores Pedro Colombo e Daniel Ovigli, o curso propiciou oportunidades para os graduandos, futuros professores, vislumbrarem diferentes possibilidades de ampliar o ensino de ciências, em especial quanto ao trabalho com as geociências e a educação ambiental com os alunos na Educação Básica em ambientes extraescolares. “Entendo que para os graduandos, todos integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid, foram momentos especiais para refletir sobre as possibilidades que os ambientes extraescolares propiciam para trabalhar diferentes tópicos do ensino de ciências”, afirmou Pedro Colombo.

Conheça o Genfec