Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Fisioterapia da UFTM participa da Semana de Prevenção e Combate ao AVC
Início do conteúdo da página
Saúde

Fisioterapia da UFTM participa da Semana de Prevenção e Combate ao AVC

Publicado: Quinta, 31 de Outubro de 2019, 11h00

 

Esta semana é a campanha mundial do AVC que ocorre em diversos países e tem o apoio da mídia internacional. Em Uberaba, o departamento de Fisioterapia Aplicada da UFTM realiza várias ações de conscientização na cidade, UMS, hospitais e rádios explicando como se prevenir de um AVC.

Hoje, dia 31, haverá panfletagem e orientações para a comunidade da Univerdecidade, Uniube e hospitais. Amanhã, haverá uma aula para a comunidade sobre AVC na UMS Ézio de Martino, no bairro Boa Vista, às 8 horas.

Ontem, o grupo fez panfletagem no complexo UFTM (centro de reabilitação, ambulatórios e hospital) e apresentou peça de teatro sobre os sinais do AVC na Semana do Servidor da UFTM. No dia 29, houve panfletagem no shopping Praça Uberaba, no mercadão e na praça da Abadia. No dia 28, a panfletagem foi no calçadão.

O AVC

O AVC é a segunda causa de mortalidade no Brasil e a principal causa de incapacidade em adultos, sendo que, de cada 10 pessoas, 7 não retornam ao trabalho. A cada 4 pessoas, uma vai ter AVC ao longo da vida, por isso a importância de realizar campanhas para informar e conscientizar a população sobre os principais passos para se prevenir.

A recomendação é o controle da pressão arterial, fazer exercício físico (2,5 horas por semana), ingestão de alimentos saudáveis, reduzir colesterol, manter peso adequado, parar de fumar e reduzir ingestão alcoólica, além de cuidar do coração. Pacientes diabéticos devem controlar a glicemia todos os dias. “Simples passos podem evitar 90% dos AVCs. A campanha de prevenção ao AVC é realizada a nível internacional e no Brasil é coordenada pela rede Brasil AVC e sociedade brasileira de doenças cerebrovasculares, sendo que todo material da campanha foi enviado por eles para o nosso centro”, explicou o professor do departamento de Fisioterapia Aplicada da UFTM, Gustavo Luvizutto.

Fotos: Divulgação/UFTM

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página