Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Seminário da UFTM discutiu retenção e evasão na graduação

Seminário da UFTM discutiu retenção e evasão na graduação

Publicado: Sexta, 29 de Novembro de 2019, 11h44

A Pró-Reitoria de Ensino da UFTM, por meio da Divisão de Apoio Técnico-Pedagógico – DATP, promoveu ontem, dia 28 de novembro, o 7º Seminário de Ensino de Graduação “Retenção e evasão discente no âmbito do ensino superior”, no auditório Safira, no prédio da Reitoria. O evento, gratuito e aberto a toda comunidade externa e acadêmica, foi transmitido ao vivo pela plataforma da Universidade no Youtube.

A vice-reitora da UFTM, Darlene Mara dos Santos Tavares, frisou que o atual cenário da evasão é desafiador, requer reflexões pontuais e é uma missão de todos. Além dos pró-reitores e diretores de Institutos da Universidade, esteve presente o pró-reitor de Ensino Superior da Universidade de Uberaba, Marco Antônio Nogueira.

No período da manhã ocorreu a palestra “A evasão discente no âmbito do ensino superior” proferida pelos professores Luciano Lopes Pereira e Luciana de Martino Nogueira, ambos da Universidade de Uberaba. Em seguida, com o tema “a evasão discente nos cursos de graduação da UFTM: estudos, perspectivas e desafios”, foi mediada pela diretora da DATP, Eliana Helena Salge, uma mesa-redonda composta por representantes da Proplan, Proace, DPSD, DATP, DRCA e DTI.

No período da tarde, o evento iniciou com uma apresentação musical de alunos da rede municipal de ensino com o Coral Musicantar. Em seguida, mediada pela professora Fabiana Caetano Dutra, diretora do Departamento de Gestão do Ensino/PROENS, realizou-se a mesa-redonda “A evasão discente nos cursos de graduação da UFTM: análises e relatos de experiências”, composta por representantes de todos os institutos acadêmicos e do campus universitário de Iturama. Segundo Eliana Salge, o Seminário cumpriu muito bem o seu papel ao instigar oportunas e necessárias reflexões sobre o tema, inclusive despertando para a ampliação de políticas institucionais de enfrentamento à evasão e retenção discente.

Acesse a transmissão completa do evento aqui:

Assista ao vídeo:

Fotos: Marco Clemente/UFTM