Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM tem novo programa de mestrado e doutorado aprovados
pós-graduação

UFTM tem novo programa de mestrado e doutorado aprovados

Publicado: Sexta, 29 de Novembro de 2019, 15h23

Em 2020 a UFTM ampliará a oferta de programas de pós-graduação para a comunidade. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, divulgou na última quinta-feira, 28, o resultado da Avaliação de Proposta de Cursos Novos – APCN, nele a UFTM conta com dois novos programas aprovados, Mestrado em Educação em Ciências e Matemática e Doutorado em Educação.

A aprovação dos programas aconteceu na 190ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior, realizada de 20 a 22 de novembro de 2019. As propostas dos novos programas da UFTM foram elaboradas pelo corpo docente dos programas com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFTM.

Mestrado em Educação em Ciências e Matemática

O novo programa de mestrado da UFTM tem como área de concentração o "Ensino de Ciências e Matemática". Ele será dividido em duas linhas de pesquisa: "Currículo, Docência e espaços de formação para a Educação em Ciências e Matemática" e "Cultura, construção do Conhecimento e suas interfaces com a Educação em Ciências e Matemática". Há previsão de 26 vagas anuais. O corpo docente é formado por 13 docentes permanentes, com dedicação exclusiva à UFTM.

Para a coordenadora do programa, a professora da UFTM, Verônica Klepka, a aprovação do programa representa o reconhecimento do trabalho e das pesquisas desenvolvidas pelos professores da UFTM. “O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática tem como público-alvo licenciados em Física, Química, Ciências Biológicas, Matemática e Educação do Campo, além de egressos de áreas afins. Será um dos primeiros programas de mestrado acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática no estado de Minas Gerais. Como coordenadora do Programa, vejo o resultado da aprovação como o reconhecimento do trabalho de excelência e das pesquisas desenvolvidas no âmbito da universidade pelos professores doutores da área de Ensino de Ciências e Matemática do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação da UFTM", destacou a coordenadora.

Doutorado em Educação

A Proposta de implantação do curso de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação vem ao encontro dos objetivos e das metas estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI da UFTM, ciclo, 2017-2021. O doutorado visa consolidar a formação na pós-graduação por meio da manutenção da área de concentração do Mestrado  em Educação e terá um foco interdisciplinar. O programa conta com 13 docentes permanentes e previsão de 24 vagas de ingresso de alunos por seleção.

“A aprovação da nossa proposta do curso de doutorado é resultado de um processo de amadurecimento e esforço coletivo da equipe que compõe o corpo docente. A ficha de avaliação da Capes destaca a coesão entre o mestrado e o doutorado, o que só foi possível graças ao esforço de nossos professores em manter a coerência de baixo para cima. Nossos projetos de pesquisa e orientações dialogam com a formação de professores e também com a educação básica”, destacou a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM, professora Alexandra Bujokas de Siqueira.