Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Lançamento do Programa Ciência na Escola acontece dia 13 na UFTM
Ciência

Lançamento do Programa Ciência na Escola acontece dia 13 na UFTM

Publicado: Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 10h01

No próximo dia 13 de dezembro, às 14 horas, no Auditório Safira do Prédio da Reitoria, será realizado o lançamento do Programa Ciência na Escola para a comunidade acadêmica da UFTM.

O Programa Ciência na Escola é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que envolve o compromisso pelo aprimoramento do ensino de Ciências na Educação Básica.

A Universidade Federal do Triângulo  Mineiro, por meio da Pró-reitoria de Ensino (Proens), em parceria com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), submeteu e teve a proposta selecionada dentro da Ação “Chamada Pública para Instituições”, tendo o valor recomendado de R$ 3.000.000,00 para a execução da proposta intitulada:

“Desenvolvimento integrado de ciência, tecnologia, inovação e perspectiva pedagógica sobre água, energia, robótica, atividades multidisciplinares e formação pedagógica nas escolas de educação básica-MG”.

A parceria entre as três instituições federais de ensino irá proporcionar uma oportunidade única de aprimoramento do Ensino de Ciências na Educação Básica do estado de Minas Gerais, uma vez que a execução da proposta abrange as regiões do norte de Minas, Jequitinhonha, Vale do Mucuri, noroeste de Minas, Pontal, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

A aplicação da proposta será desenvolvida em cinco eixos, através dos quais se estruturam as atividades que serão desenvolvidas no âmbito do projeto: Água; Energia; Robótica; Formação Pedagógica e; Multidisciplinar.

Para execução dessas atividades, o projeto prevê a contratação de bolsista para a realização de atividades pedagógicas e administrativas. Eles serão selecionados por meio de processos seletivos nas três instituições participantes.

Na oportunidade do lançamento do Programa na UFTM, serão apresentados à comunidade acadêmica os coordenadores do Programa nas três instituições, a apresentação geral da proposta submetida pela UFTM e o cronograma inicial de execução da proposta.