Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projetos da UFTM são aprovados na Chamada Santos Dumont da Fapemig
Fapemig

Projetos da UFTM são aprovados na Chamada Santos Dumont da Fapemig

Publicado: Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 16h44

Dois projetos de iniciação tecnológica desenvolvidos por professores da UFTM acabam de ser aprovados no Programa Santos Dumont da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Fapemig. Nesta edição do programa foram aprovados 28 projetos de diferentes universidades mineiras em diversos segmentos, seja na área de engenharia ou área tecnológica para competições e divulgações científicas. A chamada do Programa Santos Dumont tem como objetivo financiar projetos que permitam estudantes aplicar as teorias aprendidas em sala de aula em projetos de cunho prático e/ou participar de competições tecnológicas de caráter educacional.

O Zebu Baja, coordenador pelo professor do Curso de Engenharia Mecânica da UFTM, Marcos Massao Shimano, foi um dos projetos aprovados na Chamada do Programa Santos Dumont e receberá R$67.479,60 em recursos que serão investidos na construção de dois protótipos e nas competições que a equipe participa pelo país. “Este recurso irá contribuir muito com a evolução da equipe. Estamos em plena construção do novo veículo para participar da próxima competição que será em março de 2020. A equipe está investindo em novas tecnologias de fabricação e materiais para melhorar a eficiência do veículo. E este recurso irá contribuir diretamente com a possibilidade de aplicar na prática todos os estudos e análises que foram e que estão sendo realizados”, explicou o professor.

O projeto de Estações Meteorológicas em escolas públicas baseadas na placa open-source Arduino, coordenado pelo professor do Curso de Licenciatura em Física da UFTM, Marcos Dionízio Moreira, em parceria com a professora do Curso de Engenharia Ambiental da UFTM, Patrícia Diniz Martins, receberá R$ 68.709,20  em recursos do Programa Santos Dumont. De acordo com o professor, o projeto busca implementar estações meteorológicas de baixo custo em dez escolas públicas de Uberaba oportunizando o contato de estudantes e professores dessas escolas com a UFTM. “O projeto busca promover também um ensino interdisciplinar que discuta a Física, a Geografia e a Climatologia de maneira integrada, ensinando conceitos de robótica através do uso da placa controladora Arduino”, finalizou o professor Marcos.

Mais informações:

Acesse o resultado