Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM realiza Escola de Genética e Biologia Molecular da UFTM para mulheres
Ciências

UFTM realiza Escola de Genética e Biologia Molecular da UFTM para mulheres

Publicado: Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 09h19

Cerca de 20 graduandas e graduadas em Ciências Biológicas e áreas correlatas participaram das atividades da primeira Escola de Genética e Biologia Molecular da UFTM para mulheres, evento realizado durante o início da semana nos laboratórios da Instituição na Univerdecidade.

De acordo com os professores coordenadores da ação, Mariangela Ruiz Cintra e Thiago Corrêa, é uma iniciativa para celebrar, a cada ano, o dia Internacional das mulheres e meninas na Ciência. “A proposta visa, ainda, ser um incentivo para despertar jovens talentos potenciais na pesquisa, assim como defender o protagonismo historicamente oculto do gênero no desenvolvimento do conhecimento científico”, afirmaram.

O conhecimento de temas relacionados às Ciências Biológicas tem mostrado grande relevância em diferentes segmentos da sociedade, fornecendo contribuições cada vez maiores à saúde, ao ambiente e ao desenvolvimento tecnológico e industrial. Com uma carga horária de 20 horas, as alunas puderam aprofundar o conhecimento nas áreas de Ciências Biológicas, Genética e Biologia Molecular, que procuram explicações consistentes para a variedade de questões relacionadas à origem e evolução da vida. O conhecimento das estruturas de DNA e RNA também são utilizados para inferências em estudos evolutivos, sistemáticos e ecológicos.

Priscilla, doutoranda do Programa de Medicina Tropical e Infectologia da UFTM

Priscilla Elias da Silva, doutoranda do Programa de Medicina Tropical e Infectologia da UFTM, aprovou a ação. “Meu contato na graduação foi pequeno com biologia molecular e genética e eu gostaria de ter aprofundado porque gosto muito de genética. Surgiu a oportunidade da Escola, fiz minha inscrição e foi um dos melhores cursos que eu já fiz na UFTM. Permitiu ver de perto a técnica de biologia molecular, aprofundar em assuntos que relacionam à genética. É importante porque vou utilizar parte do que eu aprendi no meu projeto de doutorado, vou trabalhar com leishmaniose canina, com enfoque mais genético. Foi uma oportunidade única participar da primeira escola de genética”, comentou Priscilla.

Fotos: L. Adolfo e Thiago Corrêa/UFTM