Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Esculturas doadas à UFTM são inauguradas

Esculturas doadas à UFTM são inauguradas

Publicado: Sexta, 28 de Fevereiro de 2020, 17h06

Foram inauguradas na manhã desta sexta-feira, 28, no Centro de Pesquisa Professor Aluísio Rosa Prata e na Unidade II da UFTM, na Univerdecidade, duas esculturas construídas e doadas pelo médico, professor e escultor Alex Augusto Silva. As obras foram doadas em um gesto de gratidão pelo ex-aluno e hoje professor da universidade e fazem parte da proposta do Departamento de Desenvolvimento Cultural da UFTM de criar espaços de sensibilização cultural dentro da UFTM.

A solenidade de inauguração contou com a presença do reitor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, do pró-reitor de Extensão, Fabrício Anibal Corradini, da diretora de Desenvolvimento Cultural, Paula Cusinato, do pró-reitor substituto de Pesquisa e Pós-Graduação, Thiago Henrique Barnabé Corrêa, do pró-reitor de Planejamento, Kedson Palhares Gonçalves e de membros da comunidade.

De acordo com o professor Thiago Henrique Barnabé Corrêa, quando esteve à frente da Pró-Reitoria de Extensão Universitária, foi criado o Departamento de Desenvolvimento Cultural, que estabeleceu a proposta de fomentar ações de fortalecimento de âmbito cultural nos espaços da universidade. “Havia carência de espaços de sensibilidade cultural e que despertassem o olhar da comunidade acadêmica, que transita a todo momento entre os espaços, mas que não tem um momento de contemplação. É uma grande alegria ver que o projeto foi adiante e as esculturas instaladas”, acrescentou Thiago.

De acordo com a diretora de Desenvolvimento Cultural, Paula Cusinato, ficou estabelecido que a escultura intitulada “O Abraço” seria instalada na área livre entre o Centro de Pesquisa Professor Aluísio Rosa Prata e o Centro Educacional, e a escultura “Branco”,  instalada  na Unidade II da UFTM, na Univerdecidade. Uma terceira escultura, ainda em produção pelo escultor, será instalada na sede definitiva do Campus Universitário de Iturama.

Para o pró-reitor de Extensão, Fabrício Anibal Corradini, as instalações das esculturas consolidam os espaços culturais e levam o público que frequenta esses locais à reflexão. Ainda na solenidade, o reitor da UFTM, professor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, parabenizou a equipe pela iniciativa e o trabalho desenvolvido pelo escultor. “São ações que mostram o carinho de ex-alunos com a instituição”, destacou o reitor.

Esculturas

As obras de arte intituladas “O Abraço” e “Branco” foram criadas a partir de sucata - peças de carro, motos e ferramentas sem condições de uso e são de autoria do escultor Alex Augusto Silva, que as doou para a universidade, num gesto de gratidão. “Essas esculturas são um pequeno agradecimento pelo muito que recebi da universidade”, destacou o professor.

Foto: Arquivo pessoal - Alex Augusto

Alex cursou Medicina na Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, tendo colado grau em 1992. Na instituição cursou residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo. Desde 1998 é médico do Hospital de Clínicas. Fez mestrado e doutorado no Hospital do Servidor Público de São Paulo. Desde 2001 integra o quadro docente da UFTM como professor associado da disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo.

Fotos: Elioenai Amuy/UFTM