Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Falece professor Francisco Mauro Guerra Terra
Luto

Falece professor Francisco Mauro Guerra Terra

Publicado: Terça, 03 de Março de 2020, 10h59

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro noticia, com pesar, o falecimento do professor Francisco Mauro Guerra Terra, aos 91 anos, nesta segunda-feira, 2 de março.

Histórico – Professor Francisco Mauro Guerra Terra

Membro fundador da Academia Brasileira de Neurologia - ABN, membro fundador da Academia Brasileira de Neurocirurgia -ABNc e integrante do primeiro quadro de Membros Titulares da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia -SBN, o professor Francisco Mauro Guerra Terra se graduou pela Faculdade Nacional de Medicina da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, em 1955. Em seguida, foi discípulo do professor José Ribe Portugal, tendo concluído sua residência em Neurocirurgia em 1958. Dedicou-se à Neurologia e à Neurocirurgia por mais de 60 anos na cidade de Uberaba, sendo um pioneiro de ambas as áreas no Brasil Central.

Formou centenas de médicos na Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro - FMTM, hoje Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, estimulou e incentivou várias gerações de médicos a seguirem as ciências neurológicas e neurocirúrgicas. Aposentou-se em 1997 como Professor Titular do Departamento de Cirurgia, sendo um dos primeiros docentes aposentados a receber o título de Professor Emérito da UFTM.

“Muito contribuiu para o desenvolvimento da Neurologia e da Neurocirurgia em nossa Universidade. Fica também seu exemplo de luta contínua em busca do conhecimento, através dos milhares de livros de sua biblioteca particular, mas acima tudo fica o seu legado de caridade e benevolência para com o próximo”, declararam os docentes da disciplina de Neurocirurgia da UFTM, Roberto Alexandre Dezena e Jaime Olavo Marquez.

Velório e sepultamento

O velório do professor Terra está sendo realizado na Funerária LIV, Av. Edilson Lamartine Mendes, 137 - Parque das Américas, Uberaba, até às 16h de hoje. O sepultamento será às 17h, no cemitério São João Batista.

registrado em: