Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Trabalho de pesquisa da UFTM é premiado em evento científico internacional

Trabalho de pesquisa da UFTM é premiado em evento científico internacional

Publicado: Quarta, 11 de Março de 2020, 11h07

O trabalho intitulado “Mechanical Properties of the Support Surfaces Used in Intraoperative Period”, parte dos resultados da tese de doutorado de Karoline Faria de Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde (PPGAS) da UFTM, foi selecionado em 1º lugar na categoria "Design/Concept”, no evento AORN Global Surgical Conference & Expo 2020 - Califórnia (EUA).

A AORN é uma associação norte-americana de enfermeiros de centro cirúrgico e desenvolve diretrizes também conhecidas como recomendações para garantir a segurança e qualidade no cuidado com o paciente no bloco operatório. Participam pesquisadores da área, docentes e autoridades norte-americanas.

A Conferência e Exposição da AORN é um evento internacional com participantes de todos os continentes e apresentações de diversos trabalhos inscritos em várias categorias. A categoria que premiou o trabalho brasileiro está relacionada ao delineamento (desenho) e metodologia da pesquisa. O evento, que estava previsto para ser realizado de 28 de março a 1° de abril de 2020, em Anaheim, Califórnia, foi suspenso e adiado em razão do corononavírus. Mas todas as premiações foram mantidas.

A pesquisa premiada

A tese de doutorado de Karoline, intitulada “Superfícies de suporte para prevenção de lesões por posicionamento cirúrgico: um estudo experimental”, foi orientada pela professora Maria Helena Barbosa (PPGAS/UFTM), com coorientação do professor Cleudmar Amaral de Araújo, da Universidade Federal de Uberlândia.

Professora Maria Helena (à esq.), Karoline e professor Cleudmar

O estudo apresenta resultados sobre materiais que são utilizados para diminuir a ocorrência de lesões relacionadas ao posicionamento cirúrgico. “Este estudo realizado na UFTM foi inédito ao comparar as propriedades mecânicas dos diferentes tipos de superfícies de suportes disponíveis que são utilizados com este fim”, explicou Maria Helena.

O trabalho será apresentado nos Estados Unidos pela professora Camila Mendonça de Moraes, da UFRJ, parceira em projetos de pesquisa e participante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Prática Baseada em Evidências no Processo do Cuidar, sob a coordenação professora Maria Helena Barbosa.

A tese contou com financiamento do Programa de Apoio à Pós-graduação e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Tecnologia Assistiva no Brasil da CAPES – PGPTA.

Para Maria Helena é importante destacar a importância de parcerias entre as universidades públicas e os programas de pós-graduação para que pesquisas como essa possam ser realizadas e, assim, venham agregar novas evidências com foco na qualidade e segurança do cuidado ao paciente. “Ter um trabalho selecionado como primeiro lugar entre tantos trabalhos do mundo demonstra a importância e a qualidade de nossas pesquisas realizadas no Brasil”, concluiu.

Acesse a página do evento nos Estados Unidos: https://www.aorn.org/surgicalexpo