Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Novos docentes da UFTM são contemplados com bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq
Pesquisa

Publicado: Quarta, 18 de Março de 2020, 09h05

Os professores da UFTM Jéferson Aparecido Moreto (Engenharia de Materiais e Metalúrgica), Ronaldo Júnio de Oliveira (Física) e Sabrina Martins Barroso (Psicologia) foram selecionados para receber bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) do CNPq 2019 devido às suas altas produtividades acadêmicas nos últimos anos. Com essas três bolsas novas, a Universidade soma 22 bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq. O valor da bolsa é de R$ 1.100,00 reais por mês, por três anos, podendo ser renovada.

Os editais para bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq buscam valorizar e incentivar quem possui produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento. “Assim sendo, a UFTM e sua comunidade acadêmica parabenizam os três novos bolsistas de produtividade pela contribuição com a ciência e com a qualidade que as pesquisas são desenvolvidas na Instituição, apesar das limitações”, comemorou o professor Carlo de Oliveira, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação.

Professor Jéferson Aparecido Moreto

Para o professor Jéferson Moreto, “os interesses científicos do nosso laboratório estão situados no domínio da engenharia de superfícies e física da matéria condensada, com especial relevância para o estudo e desenvolvimento de novos materiais aplicados nas indústrias aeronáutica e biomédica, com alta resistência ao processo de corrosão. Ser agraciado com a bolsa PQ representa um acréscimo de responsabilidade e valorização profissional”.

Professor Ronaldo Júnio Oliveira
Professor Ronaldo Júnio de Oliveira

O professor Ronaldo Júnio, coordenador do Laboratório de Biofísica Teórica da UFTM, explica que “as pesquisas contempladas buscam desenvolver técnicas computacionais que investigam o processo de enovelamento e dinâmica de proteína, RNA e DNA. Uma falha nesse processo pode acarretar uma série de condições neurodegenerativas, como Alzheimer, Parkinson e doença da vaca louca. A bolsa de produtividade contribuirá com recursos importantes para propor soluções para esses e outros tipos de doenças que estão diretamente relacionadas ao mau funcionamento de proteínas e outras moléculas biológicas”. Mais informações sobre o grupo de pesquisa podem ser obtidas no site https://ronaldolab.wixsite.com/ronaldolab.

Professora Sabrina Martins Barroso

A professora Sabrina Barroso trabalha com psicologia da saúde e criação de instrumentos de avaliação e intervenção psicológica, em especial com estudantes e idosos. “Essas são áreas ainda carentes e com poucos profissionais no Brasil e estou feliz em colocar a UFTM no cenário nacional. A bolsa de produtividade é algo que desejo desde que fui aluna de Iniciação Científica, ainda na graduação. Acredito em trabalhar e devolver à sociedade a oportunidade de pesquisar e isso é feito por meio da produção. Receber essa bolsa significa que estou seguindo o que acredito e sendo reconhecida por esse trabalho, apesar de todas as dificuldades que enfrentamos para desenvolver nossas pesquisas”, concluiu a pesquisadora.

Fotos: Divulgação/UFTM