Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Zebu Baja UFTM retorna da 26ª Competição Nacional
Competição

Zebu Baja UFTM retorna da 26ª Competição Nacional

Publicado: Quinta, 19 de Março de 2020, 10h01

A equipe Zebu Baja UFTM retornou da 26ª Competição Nacional Baja SAE BRASIL, que aconteceu em São José dos Campos, SP, entre 11 e 15 de março. Foram inscritas 76 equipes de universidades públicas ou particulares de todo o Brasil. Os 25 integrantes da UFTM, entre eles o coordenador do projeto, professor Marcos Massao Shimano, retornaram no início dessa semana.

Nessa competição, o 6º protótipo da UFTM (denominado Nelore) foi projetado com mudanças na suspensão, com trocas de peças visando possibilitar maior altura para o carro. Durante os primeiros dias de prova, a equipe Zebu Baja UFTM  conseguiu passar por todas as etapas, classificando-se, assim, para as provas dinâmicas: velocidade e aceleração, tração, dirigibilidade, suspension e a prova super primer, que ocorreram no sábado. Participaram, ainda, do enduro no domingo.

A equipe ficou novamente em 41º lugar na classificação geral. No entanto, registrou bons resultados com a 11ª posição na prova de manobrabilidade e 15ª posição no geral das provas dinâmicas.

Segundo o professor Marcos Massao Shimano, esses resultados mostram que o carro está muito bom para superar obstáculos. Porém, no enduro, não foram bem porque algumas peças antigas não suportaram a fadiga gerada e quebraram. “O projeto está muito bom, mas precisamos de um carro sem utilizar peças de protótipos antigos porque podem quebrar durante uma prova de 4 horas seguidas de muitos esforços (enduro). Em provas de curta duração, o carro se mostrou bem competitivo, porém em provas de longa duração, ele não está suportando”.

Professor Shimano destacou o trabalho da equipe, o envolvimento dos pilotos,  Gustavo Martins Pires e Gabriel Mateus Pedroso, e a exemplar dedicação do capitão Igor da Silva. Completando em 2020 dez anos à frente do projeto, registrou ainda gratidão pelo fato de a equipe Zebu Baja UFTM ser notável por onde passa, bastante estimada pelo público e sempre ter as portas abertas na Instituição.

A equipe é formada por alunos de graduação dos cursos de engenharias e sempre há renovação de integrantes. “Nunca teremos uma equipe inteira com muita experiência, mas isso é bom porque já passaram pelo time mais de 120 alunos. Hoje, muitos trabalham em grandes empresas multinacionais e sempre falam das grandes vantagens que a participação no projeto trouxe para a vida profissional”, ressalta o professor Shimano.

Fotos: Divulgação/UFTM