Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Carta aberta à comunidade universitária sobre as ações de combate à COVID-19
Início do conteúdo da página
COVID-19

Carta aberta à comunidade universitária sobre as ações de combate à COVID-19

Publicado: Terça, 31 de Março de 2020, 13h13

O reitor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, professor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, divulgou nesta terça-feira, 31, carta aberta à comunidade universitária sobre as ações de combate ao novo coronavírus - COVID-19. Confira o texto:

 

Uberaba, 31 de março de 2020.

 

Desde o início do ano, vivemos um contexto particularmente difícil com a disseminação do novo coronavírus – COVID-19, que tem afetado a sociedade, o sistema de saúde brasileiro, famílias, escolas e universidades de todo o país.

Na UFTM, desde o início da crise, criamos o Comitê, formado por membros da gestão e por especialistas na área da saúde, para discutir ações de prevenção e enfrentamento à pandemia. Estamos frequentemente avaliando as providências necessárias a serem adotadas em nossa Instituição, sempre levando em consideração a evolução da pandemia, bem como as orientações repassadas pelos órgãos oficiais de saúde.

Percebemos, ao longo dessa trajetória, grande preocupação da comunidade quanto a ações desenvolvidas na UFTM, sejam no âmbito administrativo ou acadêmico, nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e nos diversos serviços que a UFTM oferece para a comunidade.  É importante esclarecer que todas as decisões adotadas até o momento buscam garantir, principalmente, a segurança e o bem-estar da comunidade, além de garantir o suporte necessário para que os serviços de saúde tenham condições de atender aqueles que eventualmente forem infectados pelo novo coronavírus.

Nesse sentido, a UFTM tem trabalhado junto à equipe do HC-UFTM para conseguir recursos necessários para esses atendimentos. Entre as ações adotadas, estamos buscando formas de produzir álcool gel para reforçar a disponibilização desse material nos espaços da instituição e do HC-UFTM. Equipes estão fazendo levantamento de equipamentos de proteção individual que podem ser direcionados para o HC-UFTM. Auditórios e salas de aula, atualmente desocupados pela suspensão das aulas, estão sendo utilizados para o treinamento e preparação de equipes do HC-UFTM, com as devidas restrições quanto à aglomeração de pessoas e medidas de higiene e limpeza. Alguns de nossos pesquisadores têm realizado testes para verificar soluções para produção de máscaras na possibilidade de conseguir atender a comunidade com equipamentos de proteção.

Nossas equipes de cultura e comunicação têm reforçado seus trabalhos para levarem informação e conteúdo para a comunidade.

Juntos estamos enfrentando uma situação sem precedentes que tem impactado de forma geral o estilo de vida de toda sociedade. A maioria de nossos servidores se encontra em trabalho remoto, mantendo a universidade ativa nesse momento difícil e, por isso, agradecemos a todos eles pelo empenho.

Entre nossas preocupações neste momento está, sem dúvidas, nossa equipe de servidores terceirizados. Assim, reafirmamos que continuaremos a pagar nossos servidores terceirizados. O Comitê e a gestão estão atentos às demandas desse setor que contribui de forma excepcional para a manutenção de nossas atividades.

Nossos alunos também são preocupação constante nas reuniões do Comitê e estamos realizando consultas constantes ao MEC, CAPES, CNPq e demais órgãos de fomento, visando à manutenção das bolsas e de auxílios oferecidos.

Somos parceiros da comunidade e estamos em constante diálogo com os diversos segmentos para juntos buscarmos soluções para o período de quarentena.

Até o momento, diante do avanço da pandemia, não é possível ter uma previsão de quando as atividades acadêmicas e administrativas poderão retornar à normalidade, mas tão logo sejam verificadas condições para o retorno seguro, informaremos a toda a comunidade universitária, assim como o modo com que esse retorno ocorrerá.

Pedimos a todos calma e que adotem as medidas de prevenção para evitar a disseminação do novo coronavírus, ao mesmo tempo em que reiteramos que as informações oficiais da UFTM sobre as ações tomadas são divulgadas em seus canais oficiais e, em especial, na página específica para o acompanhamento do COVID-19 em nosso portal.

Finalmente, gostaria de reforçar nossos sinceros agradecimentos a todos os servidores que mantêm nossa UFTM ativa neste momento difícil e, em especial, àqueles que continuarão à frente do esforço coletivo para o atendimento à população.

 

Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo
Reitor da UFTM

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página