Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Reitor fala na Rádio nas Nuvens sobre ações da UFTM contra o coronavírus
Início do conteúdo da página
Coronavírus

Reitor fala na Rádio nas Nuvens sobre ações da UFTM contra o coronavírus

Publicado: Sexta, 03 de Abril de 2020, 11h31

O reitor da UFTM, Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, deu entrevista ontem, 2 de abril, no programa “Eis a Questão”, da Rádio nas Nuvens, conduzido por Julio Franco, sobre as medidas tomadas pela Instituição em meio à pandemia da COVID-19.

Com o foco principal na saúde da comunidade, além de seguir as diretrizes do governo federal, o reitor falou de medidas como a criação de um comitê que reuniu gestores e especialistas da Universidade para avaliar a melhor condução local em tempos de pandemia e organizar ações de enfrentamento. Luiz Fernando explicou os motivos que levaram à decisão de suspender as atividades na UFTM, no dia 15 de março. “Nós fomos conversando com toda a equipe, com os gestores e sobre alguns acontecimentos que foram ocorrendo, chegou certo momento que percebemos que deveríamos suspender as atividades na Universidade, com certo receio de ter surto ou pico de contaminação no próprio ambiente, entre os alunos e servidores.”

O reitor disse que tem conversado muito com a professora Ana Lúcia de Assis Simões, superintendente do Hospital de Clínicas da UFTM, que dá suporte a 27 municípios na região. Relatou ações nacionais para a rede Ebserh, que engloba o HC/UFTM, como a liberação de edital para a contratação temporária de 6.000 profissionais da área de saúde em todo Brasil. Além da campanha do próprio Hospital para arrecadação de material para atendimento, Luiz falou sobre a doação de organizações públicas e privadas. "Por exemplo, a Companhia Mineira de Açúcar e Álcool, com o pessoal da maçonaria, doou mais de 600 litros de álcool para a Universidade. Nós estamos processando esse álcool para 70%, para uso do HC. Eles doaram também, diretamente ao HC, mil litros de álcool para processar para 70%. Nós temos impressoras 3D em alguns laboratórios, na própria pró-reitoria de Extensão Universitária, que estão produzindo, confeccionando algumas estruturas para as máscaras de proteção para o pessoal que está na linha de frente para o atendimento. E temos que agradecer o Instituto Federal do Triângulo Mineiro, o IFTM, em nome da reitora Débora e do meu xará, diretor do campus de Uberaba, que cedeu pra UFTM mais de 1.400 máscaras para o Hospital de Clínicas, atendendo a um pedido da superintendente do HC".

De acordo com o reitor, está em estudo uma parceria entre um laboratório de pesquisa da UFTM, o Hospital de Clínicas, o governo do estado de Minas Gerais e a iniciativa privada para fazer exames rápidos do coronavírus e, dessa forma, colaborar com o mapeamento de casos e tomada de decisões.

Luis Fernando destacou a importância de se buscar as informações em fontes oficiais, para evitar as notícias falsas. Por exemplo, para informação e orientação sobre assistência estudantil deve ater-se ao que é publicado no portal da UFTM. "Nenhum auxílio de nenhum aluno será suspenso, muito pelo contrário. Nós estamos ainda fazendo avaliação socioeconômica de alunos novos que entraram agora, no começo do ano", afirmou.

Sobre a decisão de suspensão do calendário acadêmico, o reitor explicou que não se pode ainda prever um prazo para retomar as atividades, já que aguardam os desdobramentos da quarentena. Ao fim desse período, "o calendário recomeça numa outra data e continua com as atividades. Questões como reposição vão ser avaliadas quando retomar as atividades".

 

Confira a entrevista na íntegra na página da Rádio nas Nuvens no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=FR51EnaNkbA

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página