Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Ibict disponibiliza diretório sobre a COVID-19
Diretório

Ibict disponibiliza diretório sobre a COVID-19

Publicado: Segunda, 06 de Abril de 2020, 08h38

A Biblioteca Central da UFTM informa para sua comunidade que o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Ibict disponibilizou um diretório sobre fontes de informação científica com livre acesso sobre o coronavírus. Com o lema "Ciência Aberta é vida", o diretório tem objetivo de reunir as fontes de informações científicas em acesso aberto, tanto nacionais como internacionais, que disponibilizam conteúdos sobre o coronavírus e a COVID-19, pandemia que trouxe relevantes desafios e impactos para a sociedade.

O diretório disponibiliza dados de pesquisa, ensaios clínicos, teses, dissertações, relatórios e evidências e outros materiais referentes à produção dos pesquisadores de todo o mundo. Além disso, traz artigos científicos  publicados e também  pré-publicações, ou seja, manuscritos de artigos científicos que ainda não foram publicados em uma revista científica.

Segundo a  coordenadora-geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados do Ibict, Bianca Amaro,  os pesquisadores geralmente precisam procurar em vários locais as informações que precisam. Nesse sentido, o diretório concentrará tudo em apenas um local e com acesso aberto. “Ganha-se tempo e vale considerar que tempo é algo precioso para salvar vidas. Além disso, dessa forma, o Ibict demonstra que continua sendo uma instituição promotora do acesso aberto à informação científica no Brasil”. É a consonância do Ibict com atuação comprometida e disseminadora da Ciência Aberta no Brasil.

Mais informações:

Diretório - Ibict - Coronavírus

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Ibict

Fonte: Ibict/sala de imprensa

Assunto(s): Diretório , Ibict , pesquisa.