Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > CEaD cria boletim semanal de informações
Boletim

CEaD cria boletim semanal de informações

Publicado: Terça, 07 de Abril de 2020, 11h01

A Pró-Reitoria de Ensino – PROENS, por meio do Centro de Educação a Distância – CEaD, visando incentivar o uso de tecnologias educacionais, sobretudo neste período de suspensão do Calendário Acadêmico e isolamento social, criou boletim informativo com o intuito de apresentar ferramentas com potencialidades para informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem.

Esta primeira edição veio com novidades, entre elas a relevante experiência da equipe da Pró-Reitoria de Ensino com o uso do Hangouts Meet. O Hangouts Meet é uma plataforma de comunicação da Google, muito eficaz para a realização de videoconferências. É um serviço cobrado pela Google, mas que, em decorrência da pandemia de coronavírus, teve acesso disponibilizado gratuitamente até 1º de julho de 2020.

Como informa o boletim, o Hangouts Meet possibilitou, inclusive, a realização da aula inaugural do curso de Especialização em Pedagogia Universitária a distância, oferecido em parceria com o CEaD. O êxito da aula inaugural, com o professor de Introdução à EaD, Vicente Batista do Santos Neto, confirmou que o software da Google pode ser oportuna ferramenta de ensino.

O pró-reitor de Ensino, professor Wagner Roberto Batista, destacou que, na área da gestão universitária, a experiência com o Hangouts tem sido eficaz e inovadora. “Tenho utilizado a ferramenta para reuniões internas da PROENS e também para representar a Pró-Reitoria nas reuniões com outros setores e entidades”.

Segundo o diretor do CEaD, Breno Lopes Molina, o "Centro de Educação a Distância, com a Pró-Reitoria de Ensino, pensou nesse boletim informativo como uma maneira de contribuir, mostrando à comunidade acadêmica as possibilidades que existem para se trabalhar o ensino a distância, mesmo que de uma maneira complementar, mas que pode ser enriquecedora para todos os envolvidos".

O Boletim do CEaD, nesta primeira edição, também traz orientações sobre a utilização do Ambiente Virtual de aprendizagem – AVA da UFTM. O boletim será enviado semanalmente, por e-mail, aos três segmentos da instituição.