Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Superintendente dá entrevista sobre preparo do HC durante a pandemia do coronavírus
Início do conteúdo da página
Covid-19

Superintendente dá entrevista sobre preparo do HC durante a pandemia do coronavírus

Publicado: Terça, 07 de Abril de 2020, 14h04

A professora Ana Lúcia de Assis Simões, superintendente do HC, foi entrevistada hoje de manhã por Júlio Franco, no programa “Eis a Questão”, da Rádio nas Nuvens da UFTM. Além de revelar novidades sobre leitos e atendimento à gestante, ela tratou da preparação do Hospital para enfrentar a Covid-19.

Desde fevereiro, foi instituído o Comitê de Enfrentamento Institucional para o enfrentamento do vírus e tomada de decisões. O grupo tem formação diversa, sendo constituído de gestores, epidemiologistas, infectologistas e representantes de dois sindicatos dos trabalhadores do HC. “A parceria do sindicato nesse momento muito contribui para que a gente possa juntos planejar ações, pensar um trabalho mais seguro e confiável para nossos profissionais de saúde e todos os profissionais que trabalham aqui no hospital”, comentou Ana Lúcia.

A superintendente elencou algumas medidas tomadas, como a elaboração de vídeos de orientação para trabalhadores sobre condutas corretas e seguras de atendimento ao paciente e a  instituição de rotinas e procedimentos operacionais padrão.  A entrevistada também relatou a redução nas visitas, suspensão das consultas ambulatoriais, exceto nos casos pós-operatório, pacientes com câncer e gestantes. O HC vai continuar recebendo pacientes de emergência e cuidado crítico de Uberaba e dos 26 municípios da região.

A solidariedade também teve destaque na conversa. O HC, de acordo Ana Lúcia, iniciou junto com a Funepu uma campanha que está ativa para angariar insumos e equipamentos que estão em falta para os profissionais do Hospital. As doações devem ser direcionadas ao setor de suprimentos do HC, na Rua Capitão Domingos, 50, onde serão devidamente registradas. O doador recebe um documento com uma notificação da doação realizada. “A solidariedade que as pessoas conseguem demonstrar nesse momento de grande fragilidade humana nos sensibiliza e dá força para continuar nesse trabalho com a firmeza e seriedade que costumamos ter”, agradece a superintendente.

Ao final da entrevista, Ana falou da estrutura física do Hospital que está organizado num trabalho coletivo pela equipe de engenharia, de arquitetura, além de epidemiologistas, infectologistas. Foi feito um desenho do atendimento para isolar pacientes com suspeita e confirmação do coronavírus dos demais pacientes, como cuidados com o transporte interno e uso de equipamentos para exames em separado. “Estamos organizados para receber e oferecer para população que necessitar desse atendimento de imediato, 50 leitos de UTI, equipados devidamente com respiradores, ventiladores pulmares. Nos próximos 30 dias conseguiremos também disponibilizar mais 10 leitos. E em 60 dias, se for necessário, conseguiremos readequar outros leitos dentro do Hospital, totalizando uma oferta de 72 leitos equipados com ventiladores mecânicos para acolher o cidadão que vier a necessitar dessa assistência. Dependemos de recursos humanos para enfrentar esses 72 leitos, mas estamos juntos com a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) trabalhando para possibilitar a chegada desses funcionários” informou a superintendente.  “Importante dizer que somente o Hospital de Clínicas da UFTM receberá gestante com suspeita ou confirmação da Covid-19. Nós somos o único hospital de Uberaba habilitado para oferecer esse atendimento.”

 

Acompanhe a entrevista completa na página da Rádio nas Nuvens no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=CzBH12PO-Mo

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página