Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > ACI divulga processo seletivo para intercâmbio
Internacionalização

ACI divulga processo seletivo para intercâmbio

Publicado: Quarta, 22 de Abril de 2020, 15h59

A Assessoria de Cooperação Internacional – ACI da UFTM informa sobre pré-seleção de candidatos ao Programa Capes/Brafitec de intercâmbio acadêmico por meio do Edital nº 02/ACI/REITORIA/UFTM de 22 de abril de 2020.

O Programa tem por objetivo possibilitar aos alunos do curso de graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Triângulo Mineiro a oportunidade de mobilidade internacional, por um período de dois semestres acadêmicos, em instituições de ensino superior francesas, com as quais a UFTM mantém acordos de cooperação. São elas: École Nationale Supérieure de Techniques Avancées Bretagne - ENSTA Bretagne; École Nationale Supérieure D’Ingénieurs en Informatique, Automatique, Mecánique, Énergétique et Électronique – Ensiame UVHC; École Nationale Supérieure de Mécanique et des Microtechniques - ENSMM-UB; École Nationale Supérieure de Céramique Industrielle – ENSCI ; Institut Supérieure de Mécanique de Paris - SUPMÉCA Paris; École Nationale Supérieure d'Électronique, Informatique, Télécommunications, Mathématique et Mécanique de Bordeaux - ENSEIRB-MATMECA; e Bordeaux INP.

Serão disponibilizadas até quatro bolsas, podendo esse número ser alterado de acordo com o orçamento da Capes para o ano de concessão de bolsas. São requisitos para candidatar: a) possuir nacionalidade brasileira e ser maior de 18 (dezoito) anos; b) estar regularmente matriculado e com frequência regular no curso de Engenharia Mecânica da UFTM durante todo o processo de seleção e durante todo o período de realização do programa; c) possuir Coeficiente de Rendimento igual ou superior a 6,0 (seis); d) ter integralizado, no momento da inscrição no mínimo 40% e no máximo 80% da carga horária total do curso; e) não ter sido bolsista de qualquer programa de mobilidade internacional pela Capes, CNPq e inclusive programas promovidos pelo Santander;  f) ter sido classificado no ENEM (2013 ou posterior) com no mínimo 600 pontos;  e g) ter proficiência em língua francesa, mínimo nível B1, emitido pelos órgãos oficiais aplicadores dos exames de proficiência em língua francesa: DELF, TCF ou DALF.

As inscrições serão realizadas no período de 27 a 29 de abril de 2020, por meio de preenchimento de formulários anexos ao edital e por envio de documentos  aos e-mails O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . A coordenação ressalta que, devido à pandemia da COVID-19, a concessão de bolsa pela Capes fica condicionada à longevidade da pandemia e à realidade orçamentária da Diretoria de Relações Internacionais da Capes (DRI-CAPES).

Demais orientações e normas deverão ser obtidas pelos interessados pela leitura do Edital nº 02/ACI/REITORIA/UFTM de 22 de abril de 2020.

Mais informações:

Edital nº 02/ACI/REITORIA/UFTM de 22 de abril de 2020

E-mail/coordenação – professor Vitor Tomaz Guimarães Naves: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..