Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Profissionais selecionados para atendimento da Covid-19 participam de treinamento
Início do conteúdo da página
Capacitação

Profissionais selecionados para atendimento da Covid-19 participam de treinamento

Publicado: Sexta, 24 de Abril de 2020, 09h45

O Hospital de Clínicas da UFTM deu início, no dia 23 de abril, ao treinamento de profissionais aprovados no processo seletivo emergencial, para atuação no atendimento de pacientes com Covid-19. Os ingressantes serão lotados tanto na urgência e emergência quanto na terapia intensiva. 

A primeira chamada incluiu 50 técnicos de enfermagem e 21 enfermeiros. Divididos em duas turmas, eles foram apresentados a procedimentos operacionais padrão do hospital relativos ao manejo epidemiológico de casos suspeitos, bem como intubação e cuidados necessários com o paciente grave. Na sexta-feira, 24, será abordado o manejo de eventuais óbitos.

Durante a dinâmica, a enfermeira Thaís Santos Guerra Stacciarini apresentou os materiais utilizados na intubação e a técnica preconizada pela unidade hospitalar, passo a passo. Já as enfermeiras Rosana Huppes Engel e Sara Borges Ferreira Gomes contaram com um paciente fictício para demonstrar cuidados com o enfermo menos grave.

Os ingressantes expressaram algumas propensões em comum, como a disposição para contribuir com o enfrentamento ao coronavírus e o interesse em desenvolver um trabalho em equipe qualificado e coeso.

Tacimara de Oliveira Reis, enfermeira com 14 anos de experiência, considera a oportunidade de atuar em um hospital de alta e média complexidade um momento de aprendizado. “É preciso pensarmos além do aspecto financeiro. Trabalhar na assistência de pessoas com Covid-19 é fazer a nossa parte, com nosso conhecimento profissional, para ajudar a sociedade a superar este momento de dificuldade. É uma circunstância muito especial, em que todos precisam estar unidos. Cumprir nosso papel da melhor forma possível é mais importante que nunca”, contextualiza.

A profissional afirma, ainda, que a acolhida no HC apresentou um ambiente seguro, devido à organização que o Hospital preparou desde o início do ano, para enfrentar o cenário de pandemia. “Tanto as rotinas e protocolos como a capacidade física e o planejamento assistencial nos transmitiram tranquilidade para exercermos nossa função”, diz.

 Elos e motivações

Já Luciana Maria Bernardes, que durante dez anos trabalhou no HC como técnica de enfermagem, com vínculo fundacional, demonstra alegria por regressar à instituição. “Para aqueles que já fizeram parte do hospital, retornar em um momento tão relevante para a comunidade é uma forma de se sentir especialmente valorizado. Aqui me sinto em casa. Fico muito feliz por voltar. Estou otimista, vai dar tudo certo. Pretendo trazer essa positividade a cada dia, transmiti-la para cada paciente, a caminho da cura”, expõe.

O também técnico de enfermagem José dos Reis Pereira, com sete anos de carreira, conta que trabalhou em Pronto Socorro e Unidade de Pronto Atendimento de hospitais privados, de menor estrutura. “Fiz vários cursos de suporte avançado, e a oportunidade de estar em um hospital de grande porte, com equipes bastante qualificadas, será de crescimento. Também existe o aspecto afetivo, é um trabalho que envolve amor, carinho com o paciente, e nesse caso de pandemia, um compromisso social forte com o outro”, registra.

Para Sônia Martins Silva Maciel, há dez anos técnica de enfermagem, com experiência principalmente na assistência a pessoas com câncer, cuidar de pacientes com Covid-19 é uma nova missão, um agradecimento pela vida e uma doação. “Essa é uma filosofia pessoal minha, de espiritualidade, enriquecimento imaterial. É preciso se energizar e se preparar para ser uma fonte de apoio e de segurança para esses pacientes. Todos os dias pela manhã, antes mesmo de sair da cama, agradeço a Deus, em oração, pela vida. E cuidar do outro é a melhor forma de demonstrar esse agradecimento”, relata.

O Hospital de Clínicas da UFTM é referência para receber gestantes e neonatos com o coronavírus. Para o atendimento da população em geral com a infecção, é o segundo hospital de retaguarda em Uberaba. O Plano de Contingenciamento para a Covid-19 contabiliza, em um primeiro momento, 50 leitos para o atendimento de complicações respiratórias decorrentes da doença. 

 Foto: João Pedro Vicente/HC-UFTM

Fonte: Unidade de Comunicação HC-UFTM
0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página