Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto de extensão orienta sobre segurança da criança

Projeto de extensão orienta sobre segurança da criança

Publicado: Quarta, 20 de Maio de 2020, 09h19

Já no início da implementação de suas ações, o projeto de extensão  “Segurança da criança: primeiros socorros em situação de engasgo”, coordenado pela professora Jesislei Bonolo do Amaral Rocha, do curso de Enfermagem da UFTM, vem adaptando  as atividades de extensão presenciais para a divulgação das informações por mídia sociais.

É um projeto de extensão universitária com renovação anual desde 2017. Já  beneficiou mais de 900 pessoas. O projeto foi idealizado a partir da identificação de dados estatísticos de mortalidade e morbidade de crianças de 0 a 5 anos no Brasil. Identificou-se que primeira causa de morte de acidentes em bebês até um ano de idade é em consequência de obstrução das vias aéreas por corpo estranho, ou conhecido como engasgo.

O objetivo é desenvolver ações de orientação e educação a mães, pais ou cuidadores legais de recém-nascidos e lactentes (28 dias a 1 ano) acerca de prevenção, reconhecimento precoce dos sinais e sintomas de asfixia, aspiração de corpo estranho e medidas adequadas a serem adotadas para desobstruir ou estabilizar a criança antes da chegada do transporte ao serviço de saúde.

Em contextos normais, o projeto é realizado com mães ou cuidadores legais de crianças hospitalizados na Unidade de Alojamento Conjunto na Unidade Materno-Infantil e Ginecologia e Obstetrícia, Pronto Socorro Infantil, Unidade de Cuidados Intermediários do Hospital de Clínicas da UFTM. Durante a pandemia de COVID-19, buscou-se adequar aos novos desafios.

Segundo a coordenadora, no período de distanciamento social, devido à COVID-19 e permanência de crianças em domicílio, observou-se  que o número de acidentes domésticos atendidos em Uberaba pelo Corpo de Bombeiros aumentou 27,6% em março de 2020 comparado a março de 2019. A ocorrência que mais aumentou foi a de engasgamento, o que representa um crescimento de 500%. Assim, as atividades de extensão foram adaptadas de presencial para a divulgação das informações por mídia sociais e incluíram outros tópicos de prevenção e primeiros socorros em crianças. Os conteúdos e filmes de orientação são  preparados pelos alunos e supervisionados para edição pelos professores participantes do projeto.

“Espera-se que as mães ou cuidadora(e)s de crianças consigam aumentar seu conhecimento sobre prevenção, identificação e manejo de obstrução de vias aéreas e engasgo e acidentes domésticos”, finaliza a professora Jesislei.

Mais informações, ACESSE:

registrado em:
Assunto(s): Extensão , Segurança , Bebê.