Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto de extensão propõe discussão de temas contemporâneos

Projeto de extensão propõe discussão de temas contemporâneos

Publicado: Quinta, 28 de Maio de 2020, 10h37

O projeto Webseminários Café: Ciência, Educação e Sociedade, cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UFTM, foi idealizado para o desenvolvimento de discussões virtuais semanais. Por meio de lives, que serão transmitidas às quintas-feiras, às 19h, pelo Youtube ( bit.ly/cieedusoc ), a intenção é promover aproximação social para mitigar os efeitos do distanciamento físico necessário para o combate à Pandemia de COVID-19 e permitir interação e discussão entre estudantes, técnicos, docentes e comunidade externa sobre temas contemporâneos relevantes, sobretudo na inter-relação entre Ciência, Educação e Sociedade.

A cada semana serão convidados professores, técnicos ou alunos para discutirem temáticas nas quais tenham expertise, podendo também ser convidados mediadores externos à equipe. O projeto é coordenado pelo professor Esdras Viggiano, do Departamento de Educação em Ciências Matemática e Tecnologia - DECMT, do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE, com o estudante do curso de Licenciatura em Física, Emanuel Ferreira.

Os organizadores informam que haverá certificação para os participantes que responderem à avaliação de cada uma das lives durante a participação, o que permite aos alunos, segundo eles, solicitarem aos seus cursos  o cômputo de Atividades Teórico-Práticas de Aperfeiçoamento  ou Atividades Acadêmico-Científicas-Culturais  - AACC.

Nos dias 19 e 20 de maio, o projeto propiciou a infraestrutura e a equipe para a realização do Dia do Físico ‘Milton Taidi Sonoda’ 2020. O projeto receberá sugestões de temas e/ou convidados para as lives por meio do formulário digital: https://bit.ly/cafetemas .

As próximas lives, sempre  às quintas-feiras, às 19h, abordarão a “Codocência e Prática de Ensino: experiências na Formação de Professores de Física” com o professor Glauco Silva (CEFET-RJ – campus Petrópolis), no dia 28 e maio. No dia 4 de junho, o tema será o “Currículo e Ciência em tempos de Pandemia, com a professora Marcília Barcellos (CEFET-RJ – campus Petrópolis). As demais lives sempre serão divulgadas semanalmente pelo Departamento de Comunicação Social da UFTM em publicação específica.

Acompanhe também o projeto nas redes sociais para ficar informado sobre as próximas lives.
Youtube: bit.ly/cieedusoc
facebook.com/cafecienciaeducacaosociedade