Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Uso de “nudges” no cenário da COVID-19 é aposta em estudo publicado
Comportamento

Uso de “nudges” no cenário da COVID-19 é aposta em estudo publicado

Publicado: Quinta, 28 de Maio de 2020, 14h46

Estudo intitulado “O uso de nudges para higienização das mãos como estratégia mitigatória comunitária diante da pandemia de COVID-19”, produzido pelo psicólogo do Laboratório de Análise do Comportamento da UFTM, Eduardo Sousa Gotti, pela docente do curso de Psicologia da UFTM, professora Elimar Adriana de Oliveira e pelos discentes do curso de Psicologia, João Gabriel Ferreira Argondizzi e  Viviane Silvestre Silva - em parceria com Roberto Banaco, pesquisador da  Associação Paradigma – Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento, foi publicado pela Revista Brasileira de Análise do Comportamento da Universidade Federal do Pará.

Nudges podem ser compreendidos como intervenções, orientações, dicas, marcas espaciais. Os autores destacam que é um trabalho de grande importância para o contexto atual, sobretudo em um cenário pandêmico da COVID-19, em que comportamentos simples, como higienizar as mãos, podem ter especial relevância na prevenção do contágio e no retardamento da progressão dos casos. Muitas das intervenções para o aumento da frequência da higienização são baseadas em campanhas de conscientização, seja com mensagens de apelos racionais ou emocionais. Contudo, essas intervenções têm demonstrado grandes limitações em seus resultados.

Os autores ainda frisam que uma compreensão de que comportamentos são influenciados por fatores ambientais pode ajudar a mudar estratégias. O uso de nudges, segundo eles, representa intervenção de baixo custo, acessível, simples e não constrangedora, sendo capaz de aumentar o comportamento de higienização.

O artigo disponibilizado com o estudo descreve a operacionalização de uma intervenção em uma escola rural primária de Bangladesh e explora outras possíveis tecnologias comportamentais como estratégias mitigatórias comunitárias.

Acesse o artigo completo:

Foto: publicação/autores.

Assunto(s): Comportamento , nudges , artigo.