Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Ação de projeto de pesquisa da UFTM se torna data no calendário de Uberaba
Início do conteúdo da página
Promoção de saúde

Ação de projeto de pesquisa da UFTM se torna data no calendário de Uberaba

Publicado: Segunda, 15 de Junho de 2020, 09h46

O Projeto de Pesquisa “Inquérito: utilização de oito práticas que promovem a saúde no município de Uberaba”, sob coordenação da professora Lislei Jorge Patrizzi Martins, docente do Departamento de Fisioterapia Aplicada e do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia UFTM/UFU, deu origem à ação “Mexa-se pela Vida” que passará a fazer parte do calendário do município de Uberaba.

Segundo a coordenadora, o projeto teve seu início em 2018 com um estudo piloto e, logo após, a pesquisa foi direcionada para os Agentes Comunitários de Saúde - ACS do nosso município.  Os resultados da ação “Uberaba Mexa-se pela Vida” foram divulgados em vários setores privados e públicos de Uberaba. Foi também apresentado na 8ª Reunião Ordinária do 9º mês do 2º Período da 3ª Sessão Legislativa, da 18ª Legislatura, que se realizou no dia 19 de setembro de 2019 na Câmara Municipal de Uberaba. Nessa sessão, foi apresentado um projeto solicitando a aprovação da inclusão do dia “Mexa-se pela Vida” no calendário de Uberaba. No dia 24 de junho de 2020 acontecerá, na Câmara Municipal, em sessão presencial, às 10h, a aprovação da proposta. 

O projeto propõe um estilo de vida que segue a proposta NEW START, modelo adotado por uma população específica de Loma Linda – Califórnia – EUA, considerada uma Blue Zone, locais no mundo onde as pessoas são mais longevas, ultrapassando a marca de 100 anos de idade.  Esse nome (NEW START) é um acrônimo, em inglês, que envolve 8 práticas: Nutrition (nutrição - alimentação saudável), Exercise (exercício físico), Water (água), Sun (sol – luz solar), Temperance (temperança), Air (ar puro), Rest (repouso e sono) e  Trust in God (confiança em Deus/ espiritualidade).

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página