Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM já disponibiliza cinco produtos em plataforma da Fapemig
Inovação

UFTM já disponibiliza cinco produtos em plataforma da Fapemig

Publicado: Terça, 16 de Junho de 2020, 08h11

Conforme noticiado em 8 de junho, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais  - Fapemig,  com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico  - Sede, lançou, no dia 4 de junho, o projeto Vitrine Tecnológica, cuja intenção é aproximar a academia com o setor privado, possibilitando, assim, a divulgação dos projetos de tecnologia e inovação que são desenvolvidos dentro das universidades mineiras, o que contribuirá com ações em prol de diversificação econômica.

Trata-se de um espaço virtual, disponibilizado via site da Fundação, que apresentará tecnologias desenvolvidas por pesquisadores mineiros que podem ser exploradas comercialmente por empresas. Entre os produtos já cadastrados nessa plataforma da Fapemig, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro, por meio da Agência UFTM de Inovação, disponibilizou dois softwares: Memorex e Leishcare (imagens abaixo) . Além desses softwares,  três patentes: 1) Processo de maturação de células dendríticas autólogas; 2) Granulação de fertilizante foliar por spray dryer, na perspectiva de projeção em escala industrial; e 3) Método de produção de grafite oxidado-esfoliado em multicamadas e folhas de grafeno oxidado.

Segundo a Agência, o Memorex, criado por Sabrina Martins Barroso, é um software desenvolvido para Sistema Operacional Android e Windows para auxiliar na manutenção de capacidades cognitivas de planejamento, percepção visual e memória. O software Leishcare, criado por  Gerson dos Santos Fonseca Junior e David Calhau Jorge, é um aplicativo para smartphones com sistema operacional Android, que tem como objetivo realizar, por meio de várias funções,  o acompanhamento de pacientes com Leishmaniose principalmente em áreas endêmicas.

Quanto às patentes, o "Processo de maturação de células dendríticas autólogas", de Eddie Fernando Cândido Murta e Márcia Antoniazi Michelin, consiste em um novo processo de maturação de células específicas do sistema imune para serem utilizadas contra todos os tipos de tumores.  A patente sobre a "Granulação de fertilizante foliar por spray dryer, na perspectiva de projeção em escala industrial", de  Leticia Alberto Kássia Graciele dos Santos e Mônica Hitomi Okura, consiste na secagem por pulverização de um líquido, transportado por uma bomba dosadora até o bico atomizador, onde ocorre a alimentação concomitante ao ar previamente aquecido, para secagem e transformação das partículas em forma esférica e geralmente ocas, com uma distribuição de tamanho relativamente definida e homogênea.

A patente "Método de produção de grafite oxidado-esfoliado em multicamadas e folhas de grafeno oxidado", de Luis Carlos de Morais e Daniel Pasquini,  é sobre um método de produção alternativo visando à oxidação e esfoliação de grafite natural a partir de modificações no método de Hummers, sendo possível produzir grafite natural oxidado, multicamadas de grafeno oxidado e folhas de grafeno oxidado, em baixa temperatura, com elevado potencial para aplicação industrial.

Segundo a coordenadora da Agência UFTM de Inovação, Camila Naves Arantes, a Agência fará a inserção de todos os  produtos que estão em fase de registro de patentes e softwares. Conforme ela, a Agência nasceu para atender as demandas das mais recentes políticas de inovação brasileiras. É o órgão, dentro da UFTM, responsável por gerir a política de inovação e fomentar o empreendedorismo com o intuito primordial de utilizar o conhecimento científico, tecnológico e cultural em benefício à Universidade e ao seu desenvolvimento. Hoje é o setor responsável por gerir, administrar e supervisionar o Núcleo de Inovação Tecnológica  - NIT e o Núcleo de Empreendedorismo  - NUEMP.

Mais informações:

Vitrine Tecnológica – Fapemig