Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Pesquisadores da UFTM e UnB disponibilizam cartilha com recomendações para familiares que cuidam de idosos dependentes
COVID-19

Publicado: Segunda, 15 de Junho de 2020, 13h44

Um trabalho em parceria entre pesquisadores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM e Universidade de Brasília – UnB teve como resultado a cartilha “Recomendações para familiares que cuidam de idosos dependentes na prevenção de infecções pelo novo coronavírus”. O documento traz informações para auxiliar nos cuidados cotidianos e contribuir com a prevenção da infecção causada pelo novo coronavírus.

A cartilha conta com 38 páginas e aborda desde aspectos envolvendo a higienização da casa e dos ambientes, higiene pessoal, sinais de alerta que devem ser observados pelos familiares, informações sobre vacinas, cuidados com a utilização de máscaras e saúde mental dos idosos. O documento foi elaborado por membros do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva da UFTM e contou com a participação da professora da UFTM e líder do Grupo de Pesquisa, Darlene Mara dos Santos Tavares, da enfermeira Nayara Gomes Nunes Oliveira, do professor da Universidade de Brasília - UnB, Alisson Fernandes Bolina, do discente do curso de Enfermagem da UnB, Wender Ferreira dos Santos. O trabalho também contou com a colaboração do Departamento de Desenvolvimento Cultural da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UFTM, por meio da participação da servidora Andréia Fernandes Malaquias, do Serviço de Mídia em Extensão e Cultura – SeMEC, que diagramou a cartilha.

“A ideia da cartilha surgiu da necessidade de levar informações objetivas e claras para aquelas pessoas da família que cuidam do idoso dependente. A gente tem hoje muitas informações sobre quais são os cuidados, mas não tínhamos sistematizado as informações específicas para o cuidado desse idoso que está dependente em casa. Entendemos que seria uma contribuição sistematizar essas informações de forma clara e objetiva”, destacou a professora Darlene Mara dos Santos Tavares.

De acordo com os membros do grupo, a elaboração do documento levou cerca de um mês para a produção. Agora o grupo trabalha em uma versão da cartilha em espanhol para ser disponibilizada para distribuir entre os países que fazem parte da Rede de Enfermagem em Saúde do Idoso – Redesam.

Mais informações:
Acesse a Cartilha