Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM sedia estudo a respeito da difusão de informações sobre a COVID-19
Início do conteúdo da página
COVID-19

UFTM sedia estudo a respeito da difusão de informações sobre a COVID-19

Publicado: Segunda, 15 de Junho de 2020, 15h05

Pesquisadores da UFTM, em parceria com pesquisadores convidados de outras instituições, iniciam, a partir desta segunda-feira, dia 15, uma pesquisa que busca compreender a capacidade de compreensão de informações técnicas sobre a COVID-19 na população brasileira. O projeto será desenvolvido por meio de formulário on-line intitulado Teste seus conhecimentos sobre o Coronavírus”, que contará com perguntas simples e objetivas. As perguntas são respondidas de maneira anônima. De acordo com os pesquisadores, os participantes devem levar em média entre 5 e 7 minutos para responderem ao formulário.

“Existem muitas pesquisas que estão sendo desenvolvidas para compreender mais sobre a COVID-19 e o novo coronavírus, o que é fundamental. Mas tão importante quanto obter essa informação, é fazer com que ela chegue em toda a população para que medidas eficazes de prevenção e tratamento sejam implementadas. O que queremos descobrir é se, justamente, essas informações estão chegando ao público”, afirma o coordenador do projeto e professor do Instituto de Ciências Biológicas e Naturais da UFTM, Carlo José Freire.

De acordo com os pesquisadores, os formulários serão enviados para a comunidade e divulgados de forma virtual, por meio de redes sociais como Twitter, Facebook e Instagram, e também de aplicativos de mensagens instantâneas como Whatsapp, Telegram e outros. “Sendo uma pesquisa digital, não há risco de exposição ao vírus durante a coleta das informações”, observa a estudante Maísa de Oliveira Leandro, acadêmica do curso de Biomedicina da UFTM,

De acordo com o estudante Vinícius Henrique Almeida Guimarães, acadêmico do curso de Medicina da UFTM, as questões foram adaptadas para um formato de teste, com atribuição de uma pontuação ao final. Com isso, é possível visualizar, de modo fácil e lúdico, a correspondência entre os conhecimentos do participante e as orientações técnicas mais recentes.

Logo após responder às perguntas, cada participante terá acesso a explicações e orientações formuladas por especialistas a partir das pesquisas mais recentes sobre o tema e das determinações dos órgãos oficiais. “A coleta de dados primários se destina ao embasamento de novas pesquisas e políticas públicas em áreas como saúde, educação, trabalho e assistência social. Mas esse objetivo caminha de mãos dadas com a finalidade ética de divulgação de informações e fontes técnicas confiáveis a respeito de uma doença que afeta o cotidiano da população em dimensões ainda desconhecidas”, explica o pesquisador convidado Danilo Arnaut.

A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa - CEP da UFTM, responsável por avaliar pesquisas com seres humanos, e tem validade institucional para ser realizada em todo o território nacional.

Mais informações:

Acesse o formulário da pesquisa

E-mail de contato do projeto: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Assunto(s): pesquisa , covid , comunidade , informação ,
Fim do conteúdo da página