Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Pibid do curso de História da UFTM realiza primeiro ciclo de oficinas

Pibid do curso de História da UFTM realiza primeiro ciclo de oficinas

Publicado: Segunda, 25 de Janeiro de 2021, 09h43

O Programa Institucional de Iniciação à Docência – Pibid, do curso de licenciatura em História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, iniciará o "I Ciclo de oficinas do Pibid História". As oficinas acontecerão nos dias 26 de janeiro, 2 e 16 de fevereiro, às 15 horas, por meio da plataforma do Google Meet. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário eletrônico disponibilizado no Instagram do projeto: @pibidhistoriauftm. São abertas para a comunidade acadêmica e externa de forma gratuita. O link da primeira oficina pode ser acessado por meio de: forms.gle/2TGA5FoyT2G9uo8m7.

O projeto tem como objetivo democratizar debates, ferramentas e tecnologias utilizadas no cotidiano do programa Pibid. O programa institucional é desenvolvido na Escola Estadual Aurélio Luiz da Costa e coordenado pelo professor Clayton Cardoso Romano, da UFTM, e realizado com os discentes universitários acadêmicos do curso de História.

“As oficinas possuem fundamento na colaboração com a formação do discente, uma vez que a formação é baseada no tripé universitário, abarcando o ensino, a pesquisa e a extensão. Outras informações e links das próximas oficinas também podem ser buscados por meio do e-mail do programa: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.”, informa Laís Gomes, membro da comissão de comunicação do projeto.

Para Laís, unir as Tecnologias da Informação e Comunicação  - TIC em projetos de ensino com a Escola Aurélio oportuniza o aprendizado de teor artístico e intelectual, como é o caso da utilização da plataforma Canva e de podcasts, além da produção de diversos gêneros textuais que também contribuem com o aprendizado dos alunos e da comunidade externa.

A primeira oficina será a da “Plataforma Canva”, que é um site de edições de imagens on-line e pode ser utilizado de forma gratuita. A experiência visa desenvolver artes gráficas, apresentações e posters para mídias sociais. Os inscritos presentes vão aprender a utilizar as funções e ferramentas da plataforma com alunas do projeto que ministrarão essa primeira oficina, Giulia Metzker e Ana Jennifer Dimas.

A segunda oficina será de “Produção de Texto”, ministrada pelos discentes Laís Gomes e Gabriel Castro. Esta oficina propicia ao público compreender as técnicas e conhecer os diversos tipos textuais utilizados em nosso cotidiano. A última oficina, dia 16, será a de “Produção de Podcast”, desenvolvida pelos alunos Daniel Ferreira e Mariana Fresneda, que objetiva auxiliar na produção desse formato de dispositivo de mídia em forma de áudio, muito utilizado na atualidade para quem gosta de se comunicar por meio das ondas de rádio.

O pibidiano Gabriel Castro ressalta que projetos como este são de extrema importância para unir e democratizar conhecimento com os estudantes e a população, principalmente em tempos de pandemia, em que a sociedade está confinada em suas casas. “Esta será a primeira oficina, mas nosso grupo já está planejando várias outras com diversas temáticas. Para quem gosta de manter-se atualizado, essa é uma grande chance de aprender algo novo”, conclui Gabriel.

Assunto(s): Ensino , Pibid , História.