Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Atividade de extensão da UFTM oferece prática conduzida de meditação on-line
Extensão Universitária

Atividade de extensão da UFTM oferece prática conduzida de meditação on-line

Publicado: Terça, 23 de Fevereiro de 2021, 09h55

Toda comunidade, interna e externa à UFTM, pode participar do projeto de extensão universitária "Meditação: Ciência para Mudança de Hábito", coordenado pela professora do Departamento de Geografia da UFTM, Marina Castro de Almeida. O projeto também conta com o apoio da discente do curso de Psicologia, Ana Helena Galassi.

O Projeto gratuito iniciou presencialmente em março de 2020, mas com a pandemia passou a ser realizado on-line. O público expandiu-se para outros municípios e outras instituições. Tem prazo de continuidade até dezembro de 2021.

“Meditação: Ciência para mudança de Hábito” consiste em um projeto de prática conduzida de meditação. Seu principal objetivo é a minimização dos efeitos negativos do isolamento social decorrente da pandemia da COVID-19. "Para tanto, realizamos práticas de respiração e meditação cientificamente comprovadas como eficazes para promover o bem-estar físico e mental, fortalecer o autocontrole, autodisciplina e desenvolvimento do otimismo e, portanto, úteis no combate à depressão. A circunstância adversa que estamos vivendo pode ser uma oportunidade para o exercício de habilidades capazes de tratar males que representam crescentes desafios na contemporaneidade, como angústia, ansiedade e estresse", explicou Marina.

De acordo com a professora, a mudança comportamental repentina com a diminuição das relações interpessoais e o estresse coletivo de medo, associados ao uso excessivo das tecnologias digitais, podem afetar a saúde mental e desencadear processos de ansiedade e depressão. Pesquisas mostram que a disciplina aplicada ao esforço de se fazer o necessário para elevar a consciência, ou seja, para se concentrar em uma única tarefa, ou estar presente, contribui para acalmar a respiração, reduzir a frequência cardíaca e fortalecer a imunidade. "Assim, promover ações que cuidem da saúde mental da comunidade deve ser uma prática não apenas na situação de exceção que enfrentamos. Fazer de um momento de crise uma oportunidade para crescermos juntos pode fortalecer o ambiente e gerar frutos de uma atitude mental mais saudável e positiva, o que certamente terá efeitos importantes em nosso trabalho e nossa vida", concluiu.

Para participar, o interessado deverá acessar o link: https://meet.jit.si/Meditacao_mudanca_de_habito

A prática acontece em todas as quartas-feiras, às 18 horas.